Disciplina - Lingua Portuguesa

28. Esquete: o que é?

Para começar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da Cia de Teatro Os melhores do mundo, apresentando a “esquete” de “Joseph Klimber”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gzMhifqIPm8. Acesso em 08/11/2018. Em seguida, para que os próprios alunos construam o conceito de “esquete”, eles deverão se organizar em grupos e discutir algumas questões sugeridas pelo professor, como por exemplo:
  • Qual é o assunto da cena apresentada?        
  • Qual é a duração da apresentação?  
  • Há humor na cena? Exemplifique.       
  • A linguagem é formal ou informal?
Solicitar aos grupos que escolham um aluno que os represente e fale para toda a turma o que foi discutido. Os outros grupos poderão também acrescentar ideias e informações que julgarem importantes. É preciso que o professor medie essa discussão. Em seguida, o professor deverá elencar no quadro o que de mais importante foi falado pelos grupos e, desta forma, chegar a um conceito de “esquete teatral”.

Esquete é um pequeno fragmento de um texto, de atuação intensa, podendo ser utilizada uma vertente cômica ou trágica como em uma grande peça teatral. Pode ser uma adaptação de um trecho significativo do livro. É como um filme de curta-metragem; portanto, a dramatização deverá ter no máximo 10 minutos de duração.

Sketch (por vezes utiliza-se a forma "esquete") é um termo em inglês muito utilizado para se referir a pequenas peças ou cenas dramáticas, geralmente cômicas, geralmente com menos de dez minutos de duração (com tal duração, alguns autores já as consideram como peças propriamente ditas)[1]. São frequentes em programas cômicos de televisão, mas também há casos da sua utilização no cinema ou no teatro e nos cafés-concerto.

Sortear alguns “esquetes” para que, no laboratório de informática, o grupo os assista e depois os reproduza para a turma. Esta atividade de reprodução é importante para que os alunos tenham um embasamento inicial em relação à duração, nível de linguagem, tipo de humor, caracterização das personagens etc. dos esquetes. Cada grupo ficará responsável por transcrever o texto, dividir falas e personagens, selecionar os alunos que participarão. O professor deverá auxiliar os alunos durante a elaboração da atividade, que poderá ser feita no anfiteatro, quadra ou pátio da escola. É importante orientar os alunos quanto à transcrição do texto, que deverá ser feita no laboratório de informática.

A apresentação dos esquetes poderá ser programada para acontecer em algum evento da escola ou apenas para a turma, a critério do professor.

Essa atividade foi extraída da aula Esquete: o que é?, da professora Daniela Braga de Paula - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: