Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

14/06/2018

Edição 03/2018 - Escola Interativa

Informativo
  Olá professor(a)

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais disponibilizados no repositório: Escola Interativa - Recursos Digitais. Vinculado ao Portal Dia a Dia Educação, este repositório foi criado para reunir, em um único espaço, os mais variados recursos digitais voltados aos processos de ensino e aprendizagem dentro e fora da sala de aula.



Confira alguns vídeos sobre Literatura e cinema, A literatura de cordel e Arte de argumentar



Ícone de vídeos Da literatura ao cinema
Neste vídeo, roteiristas, escritores e cineastas falam sobre os processos de adaptação de obras literárias para o cinema. Comentam sobre as diferenças da linguagem literária e cinematográficas e como cada um realiza essa transposição de um gênero a outro. Obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, entre outras, são exemplos dessa transposição.



Ícone de vídeos O cordel e suas histórias
Este vídeo apresenta a origem do cordel, sua expansão, como essas histórias se popularizam no Brasil, e sobre os recursos de liguagem que diferenciam este gênero de outros tipos de escrita, como rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Apresenta, também, a xilogravura, técnica utilizada para ilustrar os versos impressos em folhetos.


___________________________________________________________________________________

Ícone de vídeos A arte de argumentar
Neste vídeo a professora Jacqueline Barbosa, professora da PUC-SP, explica o que é argumentar e os diferentes tipos de argumentação, a partir de exemplos de argumentações proferidas por diversas pessoas a respeito de variados assuntos. É abordado, também, quais são as estratégias utilizadas para escrever um artigo de opinião.


__________________________________________________________________________________

Seja também um colaborador! Compartilhe experiências e recursos voltados para o aperfeiçoamento e/ou para a utilização em sala de aula.


 



Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.


http://www.portugues.seed.pr.gov.br

 

© Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais
Rua Salvador Ferrante, 1651 - Boqueirão
81670-390 - Curitiba - PR



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.