Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

18/09/2017

14 livros para quem quer estudar Literatura

14 livros essenciais para quem deseja estudar literatura


Por Thayane Maria - Estante Blog

Conheça os livros mais importantes para quem deseja mergulhar de cabeça na literatura.

A literatura é vasta e sem limites de criatividade, tempo ou espaço e talvez por isso tenha tantos fãs fiéis pelo mundo. Alguns amam tanto a experiência de poder vivenciar emoções diferentes através da leitura, que desejam trabalhar profissionalmente com ela. No entanto, para se especializar em Literatura, é preciso mergulhar de cabeça em seu universo – que é grandioso não só em peculiaridades e significados, mas também é numeroso em termos de quantidade de livros, autores e estilos que precisam ser estudados.

Conversamos com alunos da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para saber quais são os livros essenciais para quem deseja estudar, apreciar ou até mesmo começar a conhecer o universo literário. A partir do depoimento deles, criamos a lista abaixo com algumas das principais obras.

Missa do galo, de Machado de Assis

O conto é narrado em primeira pessoa pelo jovem Nogueira, um rapaz de 17 anos que veio ao Rio de Janeiro para estudar e é um observador nato. Hospeda-se na casa do escrivão Meneses, viúvo de uma prima sua, que agora é casado com Conceição, uma mulher de temperamento moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos. Meneses mantém um relacionamento extraconjugal e, uma vez por semana, se encontra com a amante. Conceição, sua esposa, tem conhecimento deste relacionamento e se mostra submissa. Os diálogos com forte teor sexual entre os personagens são características marcantes do autor, Machado de Assis.

Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Esta obra foi um divisor de águas na vida de Machado de Assis. A história da celebração póstuma de um homem que acredita que sua vida não teve significado algum, em um primeiro momento causou estranheza na crítica. No entanto, com o tempo o humor negro de Machado de Assis foi devidamente reconhecido, tornando-o um dos maiores autores do Brasil e do mundo.

A hora da estrela, de Clarice Lispector
A hora da estrela é um romance sobre desamparo. A autora, Clarice Lispector, narra versos alternados entre a realidade e o delírio, enquanto coloca para fora de seu peito todo o seu sofrimento.

A paixão segundo G. H. , de Clarice Lispector
A protagonista de Clarice Lispector, G.H., sai de sua rotina civilizada e se lança para fora do humano. Ela vê sua condição de dona de casa e mãe como uma selvagem. Clarice escreve: “Provação significa que a vida está me provando. Mas provação significa também que estou provando. E provar pode ser transformar numa sede cada vez mais insaciável.”

Madame Bovary, de Gustave Flaubert
Esta obra é considerada o maior romance de todos os romances. Marcada pelo estilo realista, causou escândalo quando foi lançado, na França, em 1857. Causou tanto impacto social, que acabou resultando em um novo termo na psicologia, o bovarismo, que foi baseado na personalidade controversa da personagem principal.

Ilíada, de Homero
Esta obra é um épico grego que narra os acontecimentos do último ano da guerra de Tróia, detalhando toda a cólera de Aquiles.

Édipo rei, de Sófocles
Esta peça de teatro grega narra a tragédia da família de Édipo, por conta de uma profecia que dizia que Édipo irá matar o seu pai e casar com a sua mãe. A influência social desta obra foi tão grande, que foi criado um termo na psicologia chamado o complexo de Édipo.

Antígona, de Sófocles
Antígona é muito mais do que uma tragédia grega. A filha de Édipo, que é o fruto do incesto e da maldição que pesa sobre sua linhagem, entra em uma cruel e piedosa luta para enterrar o corpo de seu irmão.

A metamorfose, de Franz Kafka
Esta é a obra mais celebrada de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. A narrativa coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante que se transforma em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo que associa o absurdo e o senso de humor diante de tragédias, de forma grotesca e cruel, tal como na condição humana.

O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald
Nesta obra, é contada a história de Jay Gatsby, um homem que é conhecido por dar grandes festas em sua casa, repleta de celebridades e políticos. Porém, a sua identidade é desconhecida. Este livro de Fitzgerald é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e fala sobre amor, honestidade, destino e amizade.

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
Nesta obra consagrada, é contada a história de um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega a um hedonismo extremado. Com grande apelo atemporal e universal, sua trama se vale de alguns dos traços que caracterizam a melhor literatura de sua época, como a presença de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos do autor, Oscar Wilde.

História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi
O autor, que é professor titular de Literatura Brasileira na USP, traz esta obra – que é consagrada pelo publico universitário – a melhor análise literária brasileira. Divida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Realismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e às tendências contemporâneas, este livro dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas características principais e um estudo de seus principais autores.

Formação da literatura brasileira, de Antonio Candido
Esta obra apresenta o estudo de dois períodos de nossa literatura, Arcadismo e Romantismo, considerados pelo autor decisivos para a formação do sistema literário. Este modo de ver diverge da historiografia tradicional, porque adota como critério classificatório a constituição da literatura como atividade regular na sociedade, não como expressão de algum sentimento nacional.

Estrutura da língua portuguesa, de Joaquim Mattoso Camara Jr.
Estrutura da língua portuguesa foi feita baseada em 10 artigos sucessivos do autor e algumas considerações sobre problemas de Linguística. Todo seu estudo e análise está reunido nesta edição única para todos aqueles que desejam se aprofundar nas raízes da língua portuguesa.


Este conteúdo, acessado em 18/09/2017, está publicado no site Blog Estante. Todas as informações nele contido são de responsabilidade do autor. (Lista de obras teve a ordem adaptada).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.