Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

30/06/2014

Concurso "Se eu fosse Senador"

Por: Divulgação (Prof. Adilson - Deb)

Os estudantes do Ensino Médio das redes públicas de todo o país já podem se inscrever no Concurso de Redação do Senado Federal, iniciativa que estimula a reflexão sobre política, democracia e cidadania e ajuda a disseminar informações sobre o papel de um senador e do Poder Legislativo. Nesse sentido, convocamos a sua participação neste processo.

Este ano, o tema da redação – que deve ter de 20 a 30 linhas – é “Se eu fosse Senador”. Tema muito interessante para se realizar discussões em todas as disciplinas da escola, ou seja, um trabalho interdisciplinar, uma vez que estamos falando de política e cidadania, algo que precisa permear o ambiente escolar.

Para participar, é preciso que o aluno tenha no máximo 19 anos completos até o dia 30 de setembro de 2014. A ação conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos Estados.

Depois da realização do trabalho interdisciplinar, cada instituição de ensino deverá enviar a sua melhor redação à Secretaria de Educação até o dia 22 de agosto. Cada secretaria de Educação seleciona uma redação finalista e outras duas redações classificadas em segundo e em terceiro lugar e as encaminha ao Senado Federal. As redações serão avaliadas pela Comissão Julgadora do Senado Federal — uma de cada unidade da Federação — classificando as vencedoras em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os alunos classificados em primeiro lugar em sua respectiva unidade da Federação irão a Brasília para participar, durante três dias, dos trabalhos do Projeto Jovem Senador, que incluem a elaboração de sugestões de proposições legislativas, apresentadas em reuniões que simulam os trabalhos do Senado Federal, em comissões temáticas e sessões plenárias.

Todas as informações e formulários de participação estão disponíveis em: http://www12.senado.gov.br/jovemsenador#



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.


Estas informações foram recebidas por e-mail em 30 de junho de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.