Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

05/05/2014

8 séculos da língua portuguesa

Por: AULP

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa têm início neste ano de 2014, a 5 de maio, o "Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP", e término em 2015, a 10 de junho, numa homenagem à literatura em língua portuguesa.

1. Emissão filatélica conjunta dos operadores postais dos países da CPLP

A inauguração das Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa coincidirá com o lançamento do selo português da emissão filatélica conjunta dos operadores postais de todos os países da CPLP intitulada "8 Séculos da Língua Portuguesa".

O evento de lançamento, simbólico, decorrerá na sede da CPLP, em Lisboa, no Palácio Conde de Penafiel, no dia 5 de maio, pelas 18.00h.

No mesmo dia, serão lançados os selos homólogos desta emissão no Brasil (S. Paulo) e em Cabo Verde (Praia).

Os restantes selos serão lançados pelos respetivos operadores postais durante o presente ano.

Esta emissão filatélica foi proposta pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação aos CTT-Correios de Portugal e, através da AICEP-Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa, alargada aos operadores postais dos outros países da CPLP, tendo merecido a anuência de todos.

É de assinalar que esta emissão filatélica conjunta dos operadores postais dos países da CPLP é histórica, pois é a primeira vez que um mesmo selo irá circular em todos os países de língua oficial portuguesa.

Neste selo, que apresenta o globo terrestre atravessado por uma faixa das bandeiras dos países e da região administrativa especial de língua oficial portuguesa, podemos observar ainda uma mão com uma pena. No selo lançado em cada país, a bandeira desse país aparece em fundo, ganhando também centralidade na faixa que circunda o globo. Assim, este selo comum a todos os países respeita a identidade própria de cada um deles.

Todos os operadores postais decidiram adotar para as suas pagelas explicativas da emissão filatélica o mesmo texto, atendendo à sua abrangência.

Em Portugal, os carimbos serão apostos nas correspondências apresentadas para o efeito, nos seguintes locais dos CTT-Correios de Portugal: lojas dos Restauradores (Lisboa), do Município (Porto), Zarco (Funchal) e Antero de Quental (Ponta Delgada).

Num outro plano, a Academia Galega da Língua Portuguesa, informou que, citamos "a última das atividades da Academia é a edição de um selo comemorativo dos 8 Séculos de Língua Portuguesa, em colaboração com a associação do mesmo nome e a companhia estatal dos correios de Portugal, os CTT. Inclui-se também no mesmo selo a comemoração da aprovação da Lei para o aproveitamento da língua portuguesa e vínculos com a lusofonia. É provavelmente a primeira vez que na Espanha se imprime um selo deste tipo através da companhia dos Correos estatais."

Por todos os fatores acima descritos, a emissão filatélica conjunta comemorativa dos 8 Séculos da Língua Portuguesa assume a maior relevância entre as realizações destas Comemorações, sendo por isso a que assinala o seu lançamento.

2. As Comemorações em rede, em parceria e em todas as geografias

A 8 Séculos de Língua Portuguesa convidou instituições de relevo nos países de expressão oficial portuguesa, Macau e a Galiza a serem entidades promotoras das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa nos seus países e regiões.

A Academia Caboverdiana de Letras aceitou o convite e é a entidade promotora das Comemorações na República de Cabo Verde. O seu Presidente, Embaixador e Poeta Corsino Fortes, comunicou-nos que "os Académicos e demais mulheres e homens de cultura iniciam as pertinentes atividades no dia 5 de Maio em colaboração com a Embaixada de Cabo Verde na Praia, através do Centro Cultural Português, como também uma sessão na Rádio Nacional de Cabo Verde seguido de um programa na Televisão."

Aceitou também ser a entidade promotora das Comemorações na Guiné-Bissau, a AEGUI-Associação de Escritores da Guiné-Bissau, presidida pelo Dr. Abdulai Sila, que nos transmitiu: "Apraz-me, em nome da Direção da Associação de Escritores da Guiné-Bissau, comunicar o quanto nos orgulha o vosso convite e confirmar o nosso acordo e interesse em sermos vossos parceiros nas Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. ".

Igualmente o Instituto internacional de Macau, através do seu Presidente, Dr. Jorge Rangel, confirmou a aceitação desta instituição como entidade promotora das Comemorações em Macau.

A Academia Galega da Língua Portuguesa promoverá as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa na Galiza.

Aguardamos a aceitação das organizações dos restantes países de língua oficial portuguesa que foram convidadas para serem entidades promotoras nos seus países. Estão em processo múltiplos convites, nomeadamente a instituições das diásporas. Estas adesões prestigiam as Comemorações dos 8 séculos da Língua Portuguesa e conferem visibilidade à língua que todos partilhamos.

3. Em parceria com a Universidade do Algarve – inaugura uma exposição de pintura


Decorrente de uma parceria entre a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação e a Universidade do Algarve, e no âmbito do lançamento das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, no próximo dia 5 de maio, pelas 18 horas, é inaugurada na Biblioteca da UAlg, nas Gambelas–Faro, a exposição Expoema do pintor e poeta Álvaro de Mendonça. Neste evento, poderemos ouvir a interpretação de textos constantes da exposição ditos pelo ator Paulo Moreira e assistir a um momento musical com João Cuña à guitarra portuguesa. Marisa Nunes bordará um painel com uma das pinturas expostas. A exposição poderá ser visitada até Setembro.

4. Em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho

A Associação de Ciclismo do Minho, no âmbito das suas ações de cariz cultural, considerou importante "colaborar com a 8 Séculos da Língua Portuguesa- Associação numa simbiose perfeita que alia o desporto e a cultura para se promover uma sociedade, simultaneamente, mais saudável, mais conhecedora e mais esclarecida e contribuir ao mesmo tempo para a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa".

No âmbito da parceria agora estabelecida serão colocados painéis promocionais das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa junto à meta ou no percurso de todas provas de ciclismo organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho e está a ser equacionada a realização de outras ações promocionais". Por outro lado, no site da Associação de Ciclismo do Minho será exibido uma etiqueta com ligação direta ao site.

5. As Comemorações noutras geografias

O Departamento de Letras da UNAMA-Universidade da Amazónia, no Brasil, numa ação aberta à comunidade, está a dedicar todo o presente semestre à promoção e divulgação da língua portuguesa atendendo às suas múltiplas valências.

Em Fortaleza, no Brasil, as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa "terão início no dia 28 de maio, no "Espaço Cultural" do jornal O POVO, numa sessão em que intervirão oradores de Portugal e do Brasil. Em data ainda não definida, haverá solenidade e exposição no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará e, entre outros eventos, deverá haver uma sessão solene na Assembleia Legislativa e participação Cultural da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, vinculada ao Ministério da Educação da República Federativa do Brasil. No fim da última semana, houve uma reunião preparatória no jornal O POVO em que estiveram presentes, entre outros, os organizadores do evento em Fortaleza, jornalistas Plínio Bortolotti, Regina Dezembro, do jornal O POVO e "Espaço Cultural", Dr. Francisco Brandão, vice-Cônsul de Portugal, Graciano Coutinho, de "Portugal Sem Passaporte" e em representação e Prof. Ednilo Soárez, do Instituto do Ceará».



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.


Estas informações foram extraídas do site aulp.org/ em 5 de maio de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.