Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

25/04/2014

Mais cooperação na CPLP

Por: Diário Digital

O vice-primeiro-ministro de Timor-Leste, Fernando La Sama de Araújo, defendeu hoje uma maior cooperação no seio Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para garantir um desenvolvimento que traga benefícios para as pessoas.

"É claro que entre as prioridades se encontram as políticas para a educação e para a educação veiculada na língua que partilhamos, mas é também indispensável intensificar a cooperação no domínio científico e técnico e ao nível econômico", afirmou Fernando La Sama de Araújo, que falava na sessão inaugural da V Assembleia Parlamentar da CPLP, que termina sexta-feira em Díli.

Só dessa forma, segundo o vice-primeiro-ministro, se encontram "formas e estruturas adequadas para capitalizar os recursos conjuntos, no sentido de tornar a CPLP numa base de poder económico (...) e de forma a garantir um desenvolvimento que se traduza em verdadeiros benefícios para os nossos povos".

"Há sem dúvida um enorme potencial estratégico a explorar e é necessário valorizar e reforçar o papel da CPLP, traçando com clareza objetivos mais ambiciosos e viáveis", salientou.
Segundo Fernando La Sama de Araújo, o aprofundamento das relações de cooperação culturais, económicas e sociais entre os Estados da CPLP é "condição necessária" para que a comunidade se projete junto dos cidadãos.



Estas informações foram extraídas do site diariodigital.sapo.pt/, em 14 de abril de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.