Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

08/04/2014

BPP abre inscrições para Prêmio de Literatura

Por: Agência Estadual de Notícias

Logo do Prêmio de Literatura da BPPA Biblioteca Pública do Paraná lança nesta segunda-feira o Prêmio Paraná de Literatura 2014. Como nas edições anteriores, realizadas em 2012 e 2013, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná vai selecionar livros inéditos em três categorias que homenageiam escritores importantes da literatura paranaense. São elas Romance, com o prêmio Manoel Carlos Karam, Contos, no prêmio Newton Sampaio, e Poesia, com o prêmio Helena Kolody.

No ano passado, mais de 800 obras foram inscritas por autores de todo o Brasil. O vencedor de cada categoria receberá 40 mil reais e terá sua obra publicada pela Biblioteca, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, relançar os trabalhos por outras editoras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de junho, pelo site www.bpp.pr.gov.br. No mesmo endereço é possível acessar o edital com as regras e instruções. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e três jurados em cada categoria. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

De acordo com Omar Godoy, coordenador do Prêmio, o evento tem se tornado tradicional a cada edição realizada. Segundo ele, um dos principais motivos é a forma de avaliação aplicada.

No ano passado, os vencedores foram Jaci Palma, com o romance “Meu primeiro morto”, Caetano Galindo, com o conto “Ensaio sobre o entendimento humano”, e Adriane Garcia, na categoria poesias, com “Fábulas para adulto perder o sono”.

Os livros foram lançados e distribuídos pelo selo Biblioteca Paraná, que também edita autores paranaenses e resgata títulos relevantes que estejam esgotados ou fora de catálogo. Os três autores negociam a reedição de suas obras por editoras comerciais. (Repórter: Wyllian Soppa)



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso que a pessoa interessada consulte o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Estas informações foram extraídas do site aen.pr.gov.br/, em 08 de abril de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.