Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

04/04/2014

Edição 25/2014

Informativo
Abril, mês de William, e de José Bento, e de Lygia, e de Manuel...
(Enviado em 4/4/2014)

No mês de abril, tradicionalmente se celebra o nascimento (e o passamento) do mestre da literatura inglesa, William Shakespeare. Mas também nasceram muitos outros símbolos da literatura mundial e nacional. Por que não aliar todas essas celebrações? Este informativo visa estimular você a explorar os inúmeros temas tratados por vários literatos/as da literatura. Vamos às dicas!



Monteiro Lobato
Foto de Monteiro Lobato 18 de abril de 1882 – 4 de julho de 1948
Período: Pré-modernismo
Monteiro Lobato foi um polêmico defensor da exploração do petróleo no Brasil (ideia então absurda), mas ficou mais conhecido por seu livro Urupês e por sua obra infanto-juvenil, em que se destacam títulos como Reinações de Narizinho (1931) e O Pica-pau Amarelo (1939).



Qorpo Santo
Retrato de Qorpo Santo 19 de abril 1829 - 1 de maio de 1883
Período: Romantismo (ou não...)
Considerado por alguns como precursor no Brasil do teatro do absurdo (Ionesco, Beckett etc.), Qorpo Santo tardou a ganhar reconhecimento. Seu equilíbrio mental foi questionado mesmo enquanto ele era vivo, e só nas últimas décadas sua obra voltou a ser estudada. Suas peças, consideradas difíceis, começaram a ser encenadas apenas em 1966, entre as quais se destaca a comédia em quatro atos As relações naturais.



Manuel Bandeira
Retrato de Manuel Bandeira 19 de abril de 1886 - 13 de outubro de 1968
Período: Modernismo
Pródigo em explorar efeitos de humor em seus poemas, Bandeira costumava retratar cenas do cotidiano, com versos livres e leves. Seu poema "Vou-me embora pra Pasárgada" é um exemplo dessa veia cômica e irreverente, ao misturar temas elevados e chãos, sem jamais abrir mão da sonoridade.



Lygia Fagundes Telles
Foto de Lygia Fagundes Telles19 de abril de 1923
Período: Pós-modernismo
Ainda bem jovem, Lygia Fagundes já começou a criar seus próprios contos, e em 1931 escrevia nas últimas páginas de seus cadernos escolares as histórias que contaria nas rodas domésticas. Porão e sobrado foi seu primeiro livro de contos.



Hilda Hilst
Foto de Hilda Hilst 21 de abril de 1930 - 4 de fevereiro de 2004
Período: Pós-modernismo
Abertamente avessa a qualquer convenção, Hilda revisitava frequentemente o tema do "obsceno". Uma das mais prolíficas poetisas brasileiras, ganhou reconhecimento ainda em vida, tornando-se o ícone de um novo tipo de mulher brasileira, antecipando tendências muito à frente de seu tempo.



William Shakespeare
Retrato de William Shakespeare23 de abril de 1564 - 23 de abril de 1616
Périodo: Classicismo inglês
Autor de obras que servem hoje de referência para a própria literatura universal (tais como O Rei Lear, Hamlet e seus sonetos), Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só no século XIX viria a atingir o nível em que se encontra hoje.

O Projeto Cultural Shakespeare: leituras e releituras, desenvolvido pelas professoras Vera Polisciuc e Leila Chemin, é sempre um ótimo exemplo de um trabalho que aliou a grandiosidade de Shakespeare e a vivacidade da nossa literatura. Vale a pena conferir também o vídeo com as dramatizações feitas pelos alunos.

Estamos à sua disposição.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva- se

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.