Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

10/03/2014

Português atrai cada vez mais franceses

Por: RFI

O ensino da língua portuguesa na França tem ganhado importância nos últimos anos. Esta é a constatação do professor Lamartine Bião, da Associação Bião Brasil e da professora Clara Chagas, que participa de um projeto de ensino do idioma da prefeitura de Paris. Os dois participaram de um debate ao vivo da feira de idiomas Expolangues.

A 32ª edição da Expolangues reúne mais de 80 expositores no parque de exposições de Versalhes, em Paris. O objetivo do salão é divulgar o aprendizado de diferentes idiomas, entre eles o português do Brasil. O desenvolvimento econômico do país, que se tornou uma potência emergente, tem despertado cada vez mais o interesse no aprendizado da língua.

“Nos final dos anos 60, víamos anúncios de alunos procurando por cursos de português de Portugal. E nestes últimos anos, a procurar pelo português do Brasil aumentou de maneira espetacular. Isso acabou gerando muito trabalho para nossos compatriotas, recém-chegados, e formados em Letras, que tiveram uma oportunidade que eu não tive", disse Bião, que acaba de lançar seu novo livro, Gramática Ativa 1.

Para Clara Chagas, a procura pelos cursos oferecidos pela prefeitura de Paris é uma prova desse interesse. A formação em português do Brasil para estrangeiros é voltado para o DCL, o diploma de competência em português que pode ser usado no âmbito profissional. "Houve um aumento da demanda de maneira geral, e muitos não conseguem se inscrever", explica Clara.

Muitas empresas que se instalaram recentemente no país optaram pelo ensino da língua a seus funcionários. Para os expatriados, o domínio da língua é necessário, mas além disso, o aumento do número de turistas brasileiros também obriga os franceses que trabalham no setor a aprender o português. "Temos um público de empresas e também de pessoas com laços familiares no Brasil", explica Bião.

O aumento do desemprego na França também é um dos motivos que leva um número cada vez maior de estrangeiros ao Brasil. "Este é um dos objetivos do curso da prefeitura de Paris", conta Clara. "Ajudar novos profissionais dando novas ferramentas. E como o Brasil apresenta esse mercado muito atraente há muita gente querendo que busca oportunidades de trabalho no país", diz.



Estas informações foram extraídas do site portugues.rfi.fr/, em 10 de fevereiro de 2014, e adaptadas. Todas as informações são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.