Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

16/09/2013

Em busca do leitor perdido

Semana Literária do Sesc reúne, de hoje a sábado, grandes nomes das letras nacionais

Começa hoje a 32.ª Semana Literária Sesc, evento literário que acontece até sábado, simultaneamente em Curitiba e em mais 20 cidades do estado. Durante os seis dias do evento, o público poderá assistir a palestras, mesas-redondas e bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, além de conferir lançamento de livros, contação de histórias e uma série de outras atividades – todas com entrada gratuita, algumas mediante a inscrição prévia.

Em Curitiba, a Semana Literária acontece na Praça Santos Andrade, em uma tenda montada em frente do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O escritor paranaense Manoel Carlos Karam (1947-2007) foi escolhido como patrono do evento e o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós será o autor homenageado desta edição.

O tema da semana literária será “Afinal, cadê o leitor?”, uma questão suscitada pela curadoria do evento a partir de uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, que diz que, apesar de cerca de 500 milhões de livros serem impressos todo ano no país, metade dos brasileiros com mais de 5 anos não leu sequer uma obra no último trimestre deste ano. Hoje, na abertura do evento, o escritor Affonso Romano de Sant’Anna tentará responder a esta questão.

“É preciso descobri-lo [o leitor], trazê-lo ao convívio dos demais. Formar um exército para uma batalha que está apenas no início. Especialistas e escritores discutirão alguns caminhos para que o leitor deixe de ser uma espécie exótica num país de tantas contradições”, diz o curador do evento, Rogério Pereira.

Nomes importantes da literatura local e nacional, como Xico Sá, Marcelino Freire, José Roberto Torero, Paulo Venturelli, Dante Mendonça, Antonio Torres e Elvira Vigna estão entre os convidados que participam do encontro.

UFPR promove a 11.ª Feira do Livro

A Editora UFPR vai promover até sábado, 21, simultaneamente à Semana Literária do Sesc, a 11.ª Feira Universitária do Livro de Curitiba. De acordo com a assessoria da universidade, o objetivo do evento é contribuir para a formação de novos leitores e ampliar o acesso a bens culturais, em especial ao livro. Durante o período da feira, o público terá acesso a 30 estandes de livrarias locais e editoras universitárias de todo o Brasil, nos quais serão comercializados títulos dos segmentos literários e acadêmicos. Além das vendas, o evento programou mais de 20 lançamentos e sessões de autógrafos de livros, bate-papos, oficinas, palestras, espetáculos musicais, sessões de cinema, exposições e saraus literários.

Durante a semana da feira, quatro livros da editora UFPR serão lançados, todos após a realização de uma mesa-redonda com o respectivo tema das obras.

Amanhã serão apresentados os títulos Francisco José de Lacerda e Almeida: Um Astrônomo Paulista no Sertão Africano e João da Silva Feijó: Um Homem de Ciência no Antigo Regime Português, ambos de Magnus Roberto de Mello Pereira, André Akamine Ribas e Rosângela Maria Ferreira dos Santos.

Na quinta-feira, será lançada a obra Travessia – Uma História de Amor, de Anna Seghers, traduzido por Daniel Martineschen. Na sexta-feira, será a vez de A Anatomia da Melancolia, de Robert Burton, traduzido por Guilherme Gontijo Flores.

Esta notícia foi publicada dia 16/09/13 no site http://www.gazetadopovo.com.br/. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.