Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

27/11/2012

Dalton Trevisan vence 10º Prêmio Portugal Telecom

Bem Paraná

O escritor paranaense Dalton Trevisan venceu, na categoria Conto, o 10º Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Valter Hugo Mãe ganhou o prêmio como melhor Romance, enquanto Nuno Ramos, Poesia. A cerimônia de entrega do Prêmio ainda consagrou o português Valter Hugo Mãe. O escritor e poeta foi agraciado com o Grande Prêmio, escolhido entre os vencedores das três categorias da edição 2012.

O curitibano Dalton Trevisan, vencedor da categoria Conto, com a obra O anão e a ninfeta, tem mais de 40 livros publicados, em 50 anos de carreira. Já conquistou o Prêmio Portugal Telecom em 2003, com o livro Pico na veia, e em 2007, com a obra Macho não ganha flor. Em 2012 o escritor foi eleito por unanimidade o vencedor do Prêmio Camões, principal reconhecimento da literatura em língua portuguesa, criada em 1988 por Brasil e Portugal. O escritor ainda venceu quatro vezes o prêmio Jabuti, entre 1960 e 2011.

Prêmio — Atendendo às solicitações de curadores de várias edições, pela primeira vez os 60 primeiros classificados e os 12 finalistas foram votados separadamente, em três categorias: poesia, romance e conto/crônica.

O vencedor de cada categoria recebeu um prêmio no valor de R$ 50 mil.

Esta notícia foi publicada dia 28/11/12 no site http://www.bemparana.com.br. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.