Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

06/06/2012

Jornal Cândido dedica edição a Dalton Trevisan

A publicação apresenta novas reflexões, pontos de vista críticos e reportagens sobre o autor, que acaba de receber o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa.
Autora do livro "Do vampiro ao cafajeste — uma leitura da obra de Dalton Trevisan", a professora da Universidade de São Paulo (USP), Berta Waldman, escreve sobre a voz literária singular que o autor criou a partir de personagens humildes, mas que carregam grande carga emocional.
Fauna humana ímpar, como velhos decrépitos, mulheres da noite, maridos traídos, esposas arrependidas, viciados e doentes desamparados, os personagens habitam uma Curitiba muito particular, esmiuçada por Roberto Muggiati, conhecedor da obra do Vampiro e da urbe, em um texto que resgata a Curitiba perdida de Trevisan. A reclusão do autor é abordada por Caetano Galindo, tradutor que escreve sobre a invisibilidade do contista paranaense.
As reportagens da edição transitam entre a trajetória literária de mais de 50 anos de Dalton Trevisan, as fotografias de Nego Miranda que retratam o caminho sentimental do contista, a revista Joaquim, publicação editada por Trevisan nos anos 1940 e, ainda, as raríssimas entrevistas concedidas pelo Vampiro à imprensa. Autores brasileiros contam, em depoimentos exclusivos, as suas relações com a obra ou com o próprio Dalton Trevisan — e um time de grandes ilustradores retrata as idiossincrasias do contista, famoso pela reclusão.
SERVIÇO: O Cândido tem tiragem mensal de cinco mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é possível conferir a versão online do jornal no issuu.com/bibliotecapr.
Notícia publicada na Agência de Notícias do Paraná. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.