Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de Língua Portuguesa do Portal Dia a Dia Educação.
A dica desta semana é: Metalinguagem e a Digressão na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Para se trabalhar esse conteúdo espera-se que o professor já tenha oportunizado ao aluno o contato com a obra, bem como explanado sobre o autor e os aspectos relevantes do romance, de modo a colaborar para uma melhor fruição do texto.
Obs.: A metodologia utilizada para trabalhar com a Literatura em sala de aula deve ser a sugerida pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, que são os pressupostos teóricos baseados na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito. Este método atribui ao leitor um papel de sujeito ativo no processo de leitura, tendo voz em seu contexto, bem como proporciona momentos de debates, reflexões sobre a obra lida, possibilitando ao aluno a ampliação dos seus horizontes de expectativas.
Para trabalhar esse conteúdo sugere-se este trecho:
Por meio desse recurso você pode abordar: as características do autor Machado de Assis e, principalmente, a ruptura com o movimento romântico que acontece a partir dessa obra, apresentando um enredo não linear, descontínuo; a constante metalinguagem, questionando o próprio fazer do livro; e, ainda, as digressões. Verificar junto ao aluno o porquê do uso dessas estratégias, qual a intenção pretendida.
Recursos complementares:
Lembrando! Estas são algumas possibilidades de conteúdos que você pode abordar por meio dos vídeos e dos textos apresentados. Mas cabe a você, professor, priorizar o que melhor atende às necessidades de aprendizado de seu aluno. Use sua criatividade e bom trabalho!
Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se