Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

16/08/2011

Colégio de M. Cândido Rondon é finalista do Prêmio Educadores Inovadores

O projeto “Jornal: Diferentes suportes, diferentes gêneros discursivos” realizado no Colégio Estadual Eron Domingues, do município de Marechal Cândido Rondon, é um dos finalistas da categoria Inovação em Comunidade do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft. O projeto é o único do Paraná concorrendo na premiação.
O projeto trabalhou com 80 alunos da 8ª série diferentes gêneros de textos, através da leitura do jornal local e da produção semanal de um jornal mural. O objetivo era tornar as aulas de português mais produtivas e mais cativantes para os estudantes, além de trabalhar com os adolescentes temas atuais, como a mídia, a sexualidade e o meio ambiente. “Ao fazer o jornal, os alunos passaram a se sentir mais valorizados, além de passarem a ter uma visão diferenciada sobre as notícias, pensando em como o leitor entenderia o texto que foi feito por eles”, afirma a professora de Língua Portuguesa Vera Beatriz Hoff Pagnussatti.
Cada semana os alunos trabalhavam um gênero textual diferente e produziam o jornal. “As aulas ficaram mais dinâmicas e ainda nos atualizávamos sobre o que acontecia na região. Eu aprendi muito”, lembra a aluna do 1º ano do ensino médio Nayane Sebastiany, que participou do projeto no ano passado. “Além disso, as pessoas da comunidade que às vezes não tinham acesso às notícias na grande mídia podiam se atualizar sobre o que estava acontecendo na região”, acrescentou a aluna Gabriela Hennig. O projeto começou em 2010 e continua esse ano, envolvendo os alunos das 8as séries.
Os estudantes participavam de oficinas de produção de texto e liam o jornal local O Presente, que publicou textos produzidos pelos alunos em algumas edições. Eles também realizaram uma reportagem fotográfica sobre as profissões presentes em Marechal Cândido Rondon. Ao final do semestre, os alunos realizaram uma exposição e ministraram oficinas sobre o jornal e sobre os gêneros de texto para a comunidade.
Na mesma época foi lançado pelos alunos o 1º Informativo Eron, com tiragem de 4 mil exemplares que foram distribuídos no município junto com O Presente. Um dos alunos que participou do projeto conquistou um blog no jornal, o Blog do Estudante (www.opresente.com.br/blog-do-estudante/4804).
Para votar nos finalistas do Prêmio Educadores Inovadores, acesse www.educadoresinovadores.com.br . A votação só pode ser feita através da Internet.
EDUCADORES INOVADORES – O 6º Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de ações que integrem tecnologias para a melhoria da qualidade educacional. Concorrem na premiação educadores de instituições de ensino públicas e particulares, fundações, secretarias estaduais e municipais de Educação, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) e Escolas Técnicas Públicas. A premiação desse ano acontecerá no dia 3 de agosto, na Microsoft Brasil em São Paulo.
Esta notícia foi publicada em 16/08/2011 no Portal Dia a Dia Educação. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.