Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

29/07/2011

Edição 05/2011

Informativo
Olá professor@s,

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de Língua Portuguesa do Portal Dia a Dia Educação.

A dica desta semana é:  O conto de Machado de Assis -" A Igreja do Diabo".

Este conto é dividido em quatro capítulos, faz parte do movimento realista. O Realismo veio em oposição ao Romantismo, exaltando a crítica à humanidade e à sociedade.

Ícone para baixar som em mp3A Igreja do Diabo
Baixar em mp3


Ícone para baixar texto em PDF.A Igreja do Diabo
Baixe em PDF


Por meio desses recursos você pode abordar: intertextualidade,  elementos narrativos, gênero textual, metáfora, ironia, recursos estilísticos, formalidade do texto machadiano, evolução da língua, arcaísmos, relação Deus/religião, homem/razão, contradições humanas.

Uma dica:
Levar os alunos ao laborátorio para lerem o texto. (Deixe tudo preparado no laborátorio, com a página de conteúdo aberta) - Leitura on-line
Caso isso não seja possível, você pode imprimir,  tirar cópia ou baixar o conto no computador.
Baixe o som e passe na TV Multimídia para que os alunos ouçam  a história ao mesmo tempo em que fazem a leitura.

Segue sugestões de avaliação para essa atividade

1) FUVEST - O trecho a seguir do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis, descreve a necessidade que o homem teria de regras que lhe digam o que fazer e como se comportar. Uma vez conseguido isso, ele passaria a violar secretamente as normas que tanto desejou.
Escreva uma dissertação que analise esta visão que o autor tem do comportamento humano. Você pode discordar ou concordar com ela, desde que seus argumentos sejam fundamentados.
O maior mérito estará numa argumentação coesa capaz de levar a uma conclusão coerente.

2) Transpor o texto para uma linguagem mais atual.

3) Realizar um peça de teatro.

Lembrando: estas são algumas possibilidades de conteúdos que você pode abordar por meio dos vídeos e dos textos apresentados. Mas, cabe a você professor, priorizar o que melhor atende às necessidades de aprendizado de seu aluno. Use sua criatividade e bom trabalho!


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.