Disciplina - Lingua Portuguesa

Informativos

01/07/2011

Edição 02/2011

Informativo
Olá professor@s,

Este informativo tem como principal objetivo apresentar os materiais postados na página de Língua Portuguesa do Portal Dia a Dia Educação.

A dica desta semana é: Charge na sala de aula

- Imagem - Charge Cesta Básica

Atenção: 
Existem muitas imagens de charges na página que você pode baixar conforme sua necessidade e preferência. Para acessá-las, clique em Charges .
Para salvar as charges no pen-drive, clique sobre a imagem com o botão esquerdo; ao abri-la, clique com o botão direito e selecione a opção "Salvar imagem como". Salve no local que desejar - área de trabalho ou outro -; por fim, direcione-as ao pen-drive e passe-as na TV.

- Simulador  - Livro para uma vida.
Este apresenta uma seleção feita por 18 educadores, de 204 obras essenciais para serem lidas do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Por meio desse recurso você pode abordar os seguintes conteúdos: o significado do termo Charge , a linguagem e a interação entre sujeitos, a linguagem escrita e a linguagem visual,  a função social do texto chargístico, os elementos de linguagem - ironia, sátira, humor,  a forma da língua e a estrutura composicional desse gênero.

Estas são algumas possibilidades de conteúdos que você pode abordar por meio deste gênero . Mas, cabe a você professor, priorizar o que melhor atende às necessidades de aprendizado de seu aluno. Use sua criatividade e bom trabalho!


Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.