Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

04/03/2011

EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo

O Teatro da Caixa apresenta o projeto literário “EntreMundos – Mundo da leitura, leitura do mundo”, hoje, “EntreMundos” é a continuidade dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, que passaram pelo espaço nos dois últimos anos, porém com um leque ampliado de obras e autores a serem apreciados. Na primeira edição serão lidos textos de Giovanni Bocaccio, Lima Barreto e Mia Couto, com direção de Silvia Monteiro, música de Chris Lemos e Thayana Barbosa e mediação de Patrícia Cardoso.
O projeto contempla dez leituras de obras de todas as épocas e de autores do mundo todo. Com uma edição por mês, a ideia é apresentar ao público textos em prosa, contos e crônicas, não dramáticos e não poéticos. “A prosa é o gênero literário mais lido, mais consumido. No entanto, costuma apenas ser apreciada individualmente. Perdeu-se a cultura da leitura coletiva da prosa”, destaca Flávio Stein, curador do projeto.
A nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio condutor. A primeira edição do ano será uma verdadeira viagem pelo tempo com paradas em três continentes diferentes. Do século 14, será lido um trecho de “Decameron”, do italiano Giovanni Bocaccio. Já do brasileiro Lima Barreto, do século 18, um conto será extraído do livro “A Nova Califórnia e Outros Contos”. “Cada Homem é uma Raça”, do premiado autor moçambicano Mia Couto, escritor do século 20, também terá suas palavras narradas.
Essa primeira viagem será guiada pela diretora Silvia Monteiro, que também participará da leitura junto com o ator Luiz Carlos Pazello. “O desafio foi buscar - e encontrar - a palavra em comum. A ligação aqui foi o uso da narrativa como forma de sobreviver, de lutar pela vida. Ou de esperar a morte, entre risos e melancolia”, revelou Monteiro sobre a abordagem das obras selecionadas. Aproveitando o formato dos anos anteriores, as leituras serão seguidas de discussões entre o público, atores e diretor, sempre com a mediação de alguém ligado à literatura.
Nesta edição, a mediadora será Patrícia Cardoso, professora da Universidade Federal do Paraná. Cada edição será acompanhada por músicos, responsáveis por complementar o clima das leituras com intervenções sonoras. As cantoras Cris Lemos e Thayana Barbosa estão escaladas para a noite de estreia do projeto.
Com o projeto literário, Stein busca proporcionar ao público um mundo mais amplo de textos, estilos de escrita e visões de mundo. “A leitura está muito concentrada nas prateleiras, queremos ampliar o repertório de textos do público, estimulando assim a leitura”, conta o curador.
“Brasis: Leituras Plurais”, em 2009, se dedicou exclusivamente a obras literárias de 20 autores brasileiros, desde nomes consagrados como Nelson Rodrigues e Clarice Lispector até escritores reconhecidos nos últimos anos, como João Gilberto Noll, Milton Hatoum e Cristovão Tezza. Em 2010, mantendo a estrutura proposta no primeiro ano, o projeto passou a ser denominado “XX Narrativas do século XX”. Da mesma maneira que no ano anterior, a proposta continuou a abranger o século 20, mas ampliou os horizontes ao oferecer uma visão panorâmica da produção literária mundial, através de uma seleção de autores representantes da diversidade da produção do último século.
Programação
- 02 de março — Giovanni Boccaccio (Decameron), Lima Barreto (A Nova Califórnia e outros contos) e Mia Couto (Cada Homem é uma raça)
- 13 de abril — Paulo Venturelli (Fantasmas de Caligem), Bernardo Carvalho (Aberração), Assionara Souza (Amanhã. Com Sorvete!) e Luis Henrique Pellanda (O Macaco Ornamental)
- 04 de maio — Voltaire (Cândido), Ricardo Piglia (A Invasão) e David Foster Wallace (Breves entrevistas com homens hediondos)
- 01 de junho — Anônimo (Livro das Mil e uma Noites), Ítalo Calvino (Os Amores Difíceis) e Julio Cortázar (História de Cronópios e de Famas)
- 06 de julho — Yasunari Kawabata (Contos da palma da mão) e W. G. Sebald (Os Emigrantes)
- 03 de agosto — Miguel de Cervantes (Novelas Exemplares) e Roberto Bolaño (Putas Assassinas)
- 28 de setembro — Heinrich von Kleist (Marquesa d’O e outras histórias) e Enrique Vila-Matas (Suicídios Exemplares)
- 19 de outubro — Arthur Schnitzler (Crônica de uma vida de mulher) e Milan Kundera (Risíveis Amores)
- 09 de novembro — Anton Tchékhov (A dama do cachorrinho e outras histórias) e Lygia Fagundes Telles (Invenção e Memória)
- 07 de dezembro — Jean Genet (A criança criminosa) e Alan Lightman (Sonhos de Einstein).
Serviço
Literatura: EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo – 1ª edição
Local: Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Curitiba/PR. Data: 02 de março. Horário: quarta 20h
Ingressos: Um livro não didático. Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h). Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Esta notícia foi publicada em 03/03/2011 no Bem Paraná . Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.