Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

01/12/2010

Produção Textual

A professora Angela Mari Gusso, da PUCPR, promoveu com seus alunos do Curso de Letras Português/Inglês , na disciplina Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa II, estudos sobre Sequências Didáticas e solicitou a elaboração de propostas desse encaminhamento de trabalho para ensino e aprendizagem de gêneros orais,  com o objetivo de socializar os textos produzidos entre professores da Educação Básica. Após uma seleção, os textos foram enviados para serem disponibilizados na página de Língua Portuguesa deste Portal.
Os textos selecionados foram:
1) O Ensino da Oralidade nas aulas de Língua Portuguesa - Bruna Hoffmann et alii
Os professores, no Ensino Médio, têm a oportunidade de trabalhar com seus alunos o caráter interacional da língua e a sua realização em diversos gêneros. Utilizando variação da língua oral e defendendo que usamos um tipo de língua em casa com amigos e outro no ambiente profissional ou em público, o professor poderá orientar um trabalho oral eficiente.
Para ler o texto completo acesse
Ícone PDFO Ensino da Oralidade nas aulas de Língua Portuguesa


Uma Proposta de Trabalho com Debate Regrado, por meio da Sequência Didática - Alessandro Schuminski et alii
...o trabalho focado na sequência didática tem, precisamente, a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação. Trabalhar os gêneros textuais em sala de aula é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano.
Para ler o texto completo acesse
Ícone PDFUma Proposta de Trabalho com Debate Regrado, por meio da Sequência Didática


O Ensino da Oralidade por meio de Sequência Didática - Alexsandra C. Petroncini et alii
A oralidade e a escrita se complementam. Não dá para dizer que uma é melhor nem superior à outra, muito menos dizer que na oralidade se fala errado, e só com o uso da escrita se desenvolve a língua tal como ela é. Esse pensamento é errôneo, pois na maioria das sociedades tem-se o uso das duas habilidades, cada uma mais apropriada para determinados contextos, com sua devida importância.
Para ler o texto completo acesse
Ícone PDFO Ensino da Oralidade por meio de Sequência Didática
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.