Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

29/07/2010

Falando em bom brasileiro

Eu vi ela. Assim se fala, assim não se escreve. No Estúdio CH desta semana, o linguista Mário Perini explica por que considera a língua falada como o verdadeiro português ‘brasileiro’ e conta sobre a gramática que escreveu, dedicada ao linguajar que está na boca do povo.
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mário Alberto Perini acaba de lançar a Gramática do português brasileiro (Parábola Editorial). O livro é dedicado a um tema que fica à margem das gramáticas da língua portuguesa, tão atentas às regras da escrita: a língua falada.
Em entrevista ao repórter Fred Furtado, Perini explica suas motivações para escrever o livro: se o português é usado por 190 milhões de brasileiros e é a oitava língua mais falada no mundo, por que ainda não havia uma gramática para este português falado, que ele chama de brasileiro?
“A língua do brasileiro não é a língua que encontramos nos livros. É a língua falada pela totalidade da população, desde o trabalhador analfabeto na zona rural até o professor universitário ou o político. Na hora de conversar com os amigos, todos falamos basicamente a mesma língua”, diz ele.
Livro: 'Gramática do português brasileiro'Além de enumerar diferenças entre a língua oral e escrita, ele discute a noção do português ‘certo’ ou ‘errado’ – algo que, para ele, depende inteiramente do contexto: “A língua que eu uso para falar com amigos numa mesa de bar não pode ser a mesma que eu uso para escrever uma tese”, argumenta.
Perini fala ainda sobre a indústria do ‘português correto’, que vive de ditar o português correto, e das incoerências que propicia. Para ele, o pouco prestígio associado à gramática tem relação com a distância entre as suas regras e o uso corrente da língua.
Para ouvir a entrevista completa acesse
Entrevista Mario Perini
Esta notícia foi publicada em 29/07/2010 no sítio Ciência Hoje Uol. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.