Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

11/06/2010

Angela Gusso escreve sobre letramento, escola e alfabetização

Por: Ana Paula/ Portal Dia-a-dia Educação 
A professora Angela Mari Gusso, Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFPR) e professora da PUCPR, contribuiu este mês nos enviando um artigo intitulado, "Instituição Escolar, Letramento e Alfabetização.
A professora aborda, " a introdução, na década passada, do conceito de letramento no campo da educação e a definição de se tomar o texto como verdadeiro objeto de estudo da língua falada e escrita". Seguem aqui alguns questionamentos que a autora levanta: A relação entre ensino aprendizagem e gênero; a responsabilidade da escola de assegurar à população a aprendizagem das habilidades de leitura e escrita; relações entre escolaridade e participação efetiva e competente nas práticas sociais que envolvem leitura e escrita; a insegurança de um grande número de educadores por não terem se apropriado dos conhecimentos produzidos pela Linguística.
Afinal, "até que ponto há coerência entre os modos como, em geral, nos últimos anos, vem sendo conduzido o processo de alfabetização e os pressupostos teóricos subjacentes à proposta de ensino centrado no uso e reflexão sobre a língua? Qual o papel da escola em relação ao letramento da população"?

Para ler o artigo completo acesse a página
Artigos, teses e dissertações
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.