Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

28/05/2010

Brasil e Portugal firmaram acordos para a promoção da Língua Portuguesa e da cultura de ambos os países.

Brasília - Os ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e de Portugal, Gabriela Canavilhas, firmaram acordos de cooperação bilateral para a promoção da Língua Portuguesa e da cultura de ambos os países. A primeira reunião do ministro brasileiro com a nova representante da Pasta portuguesa aconteceu na manhã da última quarta-feira (19/05). Ficou decidida a realização dos eventos Ano do Brasil em Portugal e Ano de Portugal no Brasil e do 1º Congresso de Cultura dos Países de Língua Portuguesa, dentre outras ações. A reunião de ministros da Cultura fez parte da X Cimeira Luso-Brasileira, realizada em Lisboa, também no dia 19.
A programação de atividades para fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal começa já este ano. Em novembro, acontece a primeira edição do Congresso de Cultura dos Países de Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro. Do encontro – que terá caráter bianual, com o próximo congresso previsto para 2012, em Portugal - participarão todos os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil. Atrações das diversas linguagens artísticas vão compor, juntamente com debates, mesas-redondas e seminários, as atividades do congresso.
“A Língua Portuguesa será pensada não apenas no campo da literatura, mas também no da música, do cinema, da arquitetura, da economia da cultura. Será um momento importante para a afirmação da Língua Portuguesa no mundo e para a integração dos países que falam português. Fazemos questão de que Timor Leste e os países africanos de língua portuguesa participem dessa construção”, afirmou Ferreira.
Depois de novembro, a próxima data no calendário cultural luso-brasileiro é o ano de 2012. Estão programados os Anos do Brasil em Portugal e o de Portugal no Brasil, celebrações que ocorrerão simultaneamente e em conjunto nos dois países. Iniciativa semelhante já foi realizada anteriormente pelo Ministério da Cultura com o Ano da França no Brasil, em 2009, em retribuição ao Ano do Brasil na França, em 2005.
Os ministros da Cultura brasileiro e portuguesa trataram ainda de aprofundar a cooperação multilateral já existente nas áreas de museus, patrimônio material e imaterial, audiovisual, livro, leitura e bibliotecas.
Bolsas para artistas - Na pauta de discussões foram abordadas as intenções de criar bolsas de residência artística - da qual poderão participar artistas, gestores e técnicos da área cultural - e de elaborar outros prêmios nas artes, além da literatura. O campo já conta com o Prêmio Luís de Camões - iniciativa do Instituto Camões e da Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada do MinC.
O vencedor da edição 2009 foi o escritor cabo-verdiano Armènio Vieira, que recebeu o equivalente a € 100 mil, em cerimônia também realizada no âmbito do encontro de cúpula luso-brasileiro e com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Juca Ferreira.
Parceria MinC-Instituto Camões- Na terça-feira (18/05), o ministro Juca Ferreira participou de reunião com a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho. No encontro foi acordada parceria para a realização do 3º Festival de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLIP), que ocorrerá entre 14 e 25 de julho, no Rio de Janeiro.
Dentre as atividades previstas estão a mostra teatral - formada por 11 companhias -, oficinas, palestras, debates, mostra gourmet e shows diversos, com a participação dos países da CPLP.
Este conteúdo foi acessado no Portal Fator Brasil dia 28/05/2010. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.