Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

13/05/2010

Porque ler o livro “Epítome- A inclusão literária…?

Em todas as épocas, a Literatura tem se mostrado muito atraente aos olhos dos leitores. Muitos são inspirados a escrever e publicar seus livros como instrumento de denúncia e crítica ou pelo simples prazer de escrever. Sempre é bom relembrar que os autores brasileiros se fizeram presentes e em alguns casos, decisivos na fase em que o Brasil ainda era colônia de Portugal.
Esta nova incursão no mundo literato brasileiro, além de uma ferramenta de consulta, pode se constituir em uma forma de interação entre os autores citados e o leitor. A intenção aqui, é sugerir que o leitor conheça as origens da arte literária e as características de cada autor citado na fase criativa da elaboração de suas obras e, quem sabe, estabelecer uma identidade antes adormecida.
Neste livro, o leitor vai conhecer alguns escritores e poetas que se destacaram desde o Quinhentismo, chamado por muitos críticos literários de Literatura de informação, até autores Neo-Modernistas ou da Literatura Contemporânea. Será fácil também de perceber que nem todos os autores da literatura brasileira foram citados. Somente no Paraná, celeiro de poetas e romancistas reconhecidos dentro e fora do país, haveria necessidade de uma obra exclusiva. No Brasil, basta ler os catálogos das principais editoras para ter acesso ao talento dos autores emergentes.
Para a total elaboração desta obra, foram consultadas algumas tendências dos críticos literários, entre eles, o paulista Wilson Martins, radicado em Curitiba, que aos 73 anos concedeu uma inesquecível entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, quando foi considerado “o último grande crítico literário brasileiro” e ainda a lucidez literária de. Alfredo Bosi. Além disso, a obra foi feita com uma linguagem simples e de bom entendimento para abranger todos os leitores; sobretudo àqueles que querem ou precisam relembrar a essência da literatura brasileira e alguns de seus principais autores.
Nas páginas internas o leitor vai encontrar a divisão das Escolas Literárias e os escritores que participaram de suas múltiplas fases e tendências. Além disso, deverá perceber a percepção contextual nas obras, resumos e comentários livres do autores, alguns com refinado aspecto crítico e ainda encontrará resumos das obras, algumas, propositalmente, com mais profundidade descritiva. Antecipa-se que este livro não é um aprofundamento da história, das tendências e do entendimento das obras de cada autor e sim, um “making off”, utilizando a terminologia de cineastas, para que o leitor possa aprofundar em outras pesquisas, a riqueza das obras de seus autores preferidos.
Este conteúdo foi acessado no Hnews em 13/05/2010. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.