Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

15/03/2010

1ª Bienal do Livro Paraná

1ª Bienal do Livro Paraná
Seguindo o modelo bem sucedido das bienais organizadas pela Fagga Eventos no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, o evento chega ao Paraná. De 1º a 10 de outubro, no Estação Convention Center, a primeira edição da Bienal do Livro Paraná terá uma diversificada programação cultural. De acordo com Andréia Repsold, sócia da GL events no Brasil e vicepresidente da Fagga Eventos, a Bienal do Livro Paraná contará com a experiência de profissionais com forte conhecimento em eventos literários e promete surpreender o público.
Andréia conta que a decisão de investir em Curitiba surgiu após uma pesquisa de mercado, que mostrou que a cidade tem um público leitor em potencial. “Essa é a primeira Bienal que realizamos na Região Sul e Curitiba foi o destino escolhido, pois além do público leitor crescente, a capital está carente de eventos focados no mercado editorial”.
O jornalista Rogério Pereira, fundador do jornal de literatura Rascunho – considerado um dos principais veículos culturais do país – será o curador da Bienal. Ele explica que a intenção é aproximar o leitor da literatura, estimulando o interesse do público pelos livros. "A Bienal do Livro Paraná será um amplo palco para a discussão de ideias em torno dos livros e da literatura. Autores consagrados se unirão a jovens escritores em debates sobre a importância da leitura na vida cotidiana das pessoas. A pluralidade de vozes e de temas será uma das marcas deste evento", garante.
A programação da Bienal inclui: Café Literário, Atividades Infantis, Arena Jovem e Sessões de Autógrafos. A expectativa da organização é atrair um público de 200 mil visitantes. A Bienal do Livro Paraná contará com 60 expositores, 40 autores e mais de 100 sessões na Programação Cultural.
A presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Sonia Jardim ressalta a importância do evento. “A Bienal leva o livro para uma vitrine, dando uma dimensão que extrapola as livrarias, chegando mais perto do leitor”. Sonia também comenta o formato diferenciado. “Não é um evento apenas comercial, é cultural. Ele possibilita o contato mais próximo com o autor, o que é uma experiência enriquecedora”, conclui.
O diretor de Marketing da Fundação Cultural de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero, destaca que um evento como este só resultará em benefícios para Curitiba, pois toda ação que contribui para incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso da população aos livros é importante para qualquer cidade. “A Fundação intensificou nos últimos cinco anos as ações na área de literatura, mantendo programas permanentes de incentivo à leitura e à produção literária como rodas de leitura, cursos de formação, oficinas de análise e criação literária, entre muitos outros projetos, que acontecem nas 13 bibliotecas mantidas pela instituição. Também faz parte da política da Fundação apoiar toda e qualquer iniciativa que esteja alinhada com as metas de gestão estabelecidas para a área cultural. A Bienal do Livro é uma dessas iniciativas”.
Slaviero explica que é possível perceber que a oferta de produtos culturais tem aumentado anualmente na cidade, e segundo o anuário de estatísticas culturais lançado pelo Ministério da Cultura, Curitiba está entre as capitais que se destacam.
O evento conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros). Mais informações no site
www.bienaldolivrodoparana.com.br
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Café Literário
Atração mais movimentada da Bienal do Livro, o Café Literário proporciona o contato do público com seus ídolos da literatura, promovendo o debate sobre livros, estilos e ideias. É palco de bate-papos informais e descontraídos que transmite a visão íntima do pensamento de quem produz cultura no Brasil e no mundo.
Circo das Letras
Criado com o objetivo de aproximar o público infantil do universo dos livros e seus autores, o Circo das Letras desperta o prazer da leitura. De forma lúdica os freqüentadores do espaço conhecerem o poder da imaginação e da criatividade proporcionadas pelos livros.
O formato de circo com picadeiro está atrelado a uma programação cultural diversificada, para explorar a literatura infantil por meio de diversas oficinas.
Visitação Escolar
Projeto exclusivo da Bienal do Livro, a Visitação Escolar é uma iniciativa que permite a participação especial de alunos de escolas públicas e particulares ao evento. São seis dias especialmente reservados para que os estudantes do ensino fundamental conheçam a feira e tenham a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando sua imaginação.
A Bienal do Livro Paraná oferece aos professores a oportunidade de dinamizar suas aulas e incentivar o hábito da leitura em seus alunos, propiciando a eles um contato mais íntimo com o livro fora do ambiente escolar. Todo professor terá acesso gratuito à Bienal.
Arena Jovem
Este é um espaço da Bienal do Livro voltado para a interação dos jovens formadores de opinião com autores, intelectuais, artistas e personalidades. Em uma grande arena, a platéia fica mais próxima dos convidados que estão no palco, onde ocorrerão descontraídos debates relacionados à realidade deste público.
Serviço
1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Avenida Sete de Setembro, 2.775 - Curitiba – Paraná)
Site: www.bienaldolivrodoparana.com.br/
Este conteúdo fo acessado em 15/03/2010 no sítio http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=23459&op=lazer
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.