Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

08/03/2010

Inacessibilidade às concepções da literatura promove a aversão pela disciplina

Inacessibilidade às concepções da literatura promove a aversão pela disciplina/Redação Portal Engeplus
Fernanda Maccari Guollo
O ensino da Literatura nos âmbitos educacionais brasileiros vem sendo questionado por vários estudiosos da área, dentre eles Afrânio Coutinho, Marisa Lajolo, Rosa Helena Mendonça, Cândido de Oliveira, Francisco da Silveira Bueno, Wanderley Geraldi às Orientações Curriculares do Ensino Médio, principalmente pelo seu fracasso no quesito de incentivo à leitura.
Fala-se muito da relevância que tem o ato de ler e de compreender, em sua plenitude, a mensagem do texto, mas infelizmente há uma dissociação entre ideal (teoria) e o real (prática pedagógica).
É provável que parte desta incógnita referente à aversão dos alunos pela Literatura e, respectivamente, leitura esteja interligada não só pela linguagem mais rebuscada presente nos livros, mas pelo fato dos educandos não terem acesso às informações primordiais que geram o interesse pela disciplina, pela leitura de um livro, enfim, pelo exercício crítico e reflexivo que provém do contato com a Literatura.
Cada educador deve entender que ao trabalhar com alunos possuidores de contextos sociais e cognitivos diferenciados há inúmeras possibilidades interpretativas de um único texto, dependendo da ótica pela qual cada indivíduo direciona seu olhar ao fazer a leitura.
Cada educando deterá as informações que lhe forem mais fecundas. Então, cabe aos educadores (de modo geral) conectar-se às tendências educativas que estão norteando o processo de ensino e aprendizagem para ministrar a disciplina de Literatura visando que os alunos de hoje tornem-se indivíduos instruídos e atuantes na sociedade de amanhã.
Professora de Literatura e mestranda em Ciências da Linguagem – Unisul / Tubarão
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