Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

19/01/2010

Biblioteca na Areia está em Caiobá e Guaratuba

Biblioteca na Areia está em Caiobá e Guaratuba/Agência de Notícia
Turistas e moradores já podem fazer empréstimos gratuitos de livros nas bibliotecas instaladas pela Secretaria da Cultura em Caiobá e Guaratuba, no Litoral do Estado. A secretária Vera Mussi inaugurou neste sábado (16) as duas unidades, que ficarão abertas diariamente até 21 de fevereiro. Elas fazem parte do programa estadual Biblioteca na Areia, e trazem aos veranistas obras de diversos escritores e poetas, com empréstimos gratuitos.
O acervo de 1,2 mil livros contempla todos os gêneros literários, com obras de autores da literatura brasileira e estrangeira – como Carlos Drummond de Andrade e Gabriel Garcia Márquez – voltadas para todas as idades. Para os adolescentes, a Biblioteca na Areia traz bestsellers como Lua Nova e Eclipse, ambos da escritora Stephenie Meyer. “Queremos desenvolver o hábito, incentivar o gosto pela leitura, mostrando que ela pode ser prazerosa”, destacou Vera Mussi.
“Diz-se muito que o brasileiro não gosta de ler, mas achamos que o brasileiro tem dificuldades de acesso ao livro, que ainda é caro. Portanto, colocamos aqui livros de qualidade, gratuitos, sem formalidades ou burocracia”, disse a secretária, ao destacar que o projeto dá um voto de confiança aos veranistas ao solicitar apenas os dados pessoais, sem necessidade de documentação para cadastro. “Esta parceria tem dado certo. Nosso índice de inadimplência é muito baixo. Inclusive, este ano, na inauguração da Biblioteca na Areia em Pontal do Paraná, recebemos dois livros que foram emprestados no ano passado”, conta Vera Mussi.
PROJETO – Este é o segundo ano consecutivo da Biblioteca na Areia, que está presente também em Paranaguá e Pontal do Paraná. O projeto faz parte da programação do Viva o Verão, sendo inspirado no programa estadual Biblioteca Cidadã, que vai beneficiar mais de 300 municípios até o fim de 2010. Para o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Cláudio Fajardo, a Biblioteca na Areia, assim como a Biblioteca Cidadã, significa “prazer, lazer e saber”.
Fajardo destacou a importância dos dois projetos em um País em que poucas pessoas têm acesso a bons livros. “O Brasil tem aproximadamente 5.560 municípios. Mais de 3 mil não têm sequer uma livraria. A única forma de essas pessoas terem acesso a livros é pela biblioteca pública. Temos no Paraná o maior projeto de biblioteca pública do Brasil, a Biblioteca Cidadã”, disse.
No ano passado, Matinhos recebeu 1,3 mil livros doados pela Secretaria da Cultura após o fechamento da Biblioteca na Areia. “Os livros vieram enriquecer nossa biblioteca municipal porque não temos condições de comprar livros como estes, modernos, edições novas. Agora os moradores podem ler mais, aprender mais fora da temporada do verão”, afirmou o prefeito Eduardo Antonio Dalmora.
A parceria com as prefeituras também é feita no momento da instalação das unidades. São elas que ajudam a escolher onde vai ficar a Biblioteca na Areia. Nestes mesmos locais a Secretaria da Cultura promove atividades para desenvolvimento da criatividade. Aos sábados e domingos, às 11h e às 17h, acontece o programa Ligado na Cultura, com performances de artistas voltadas para a literatura.
LOCAIS – As bibliotecas instaladas no Litoral têm 60 metros quadrados, com toldo e mesas de leitura na parte de fora e no interior do veículo, em ambiente climatizado. Em Caiobá (Matinhos), a Biblioteca na Areia está instalada no início da Avenida Atlântica, ao lado da tenda de informações turísticas. Em Guaratuba, a unidade está na Praia Central, na esquina com a Avenida Atlântica. Em Paranaguá, o projeto está na Praça Cyro Abailen e, em Pontal do Paraná, na Praia de Leste, na Avenida Atlântica, na esquina com a Rua Anibal Khoury. As bibliotecas funcionam diariamente de 10h às 19h.
Publicado em 17 de janeiro de 2010.
http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=53640
Todas as alterações posteriores são de responsabilidade do autor original da notícia.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.