Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

28/12/2009

Clarice,

"Clarice,", foi escrito pelo jornalista norteamericano Benjamin Moser. O livro traz a marca da autora já no título que, vem acompanhado por uma vírgula ao final do nome, uma metáfora linguística, estilo característico da escritora. O autor passou cinco anos pesquisando a vida de Clarice e desse trabalho surgiram algumas revelações.
Revela as angústias sofridas pela família da escritora durante a primeira guerra mundial Mundial e logo após a Revolução Russa na Ucrânia, onde a mãe de Clarice foi violentada por soldados russos, e contraiu sífilis. Clarice nasceu em 1920, e, segundo a crença judaica o nascimento de uma criança poderia curar a mãe, mas isso não aconteceu e a autora cresceu sentindo-se culpada. Segundo Moser, esta culpa acompanharia a escritora por toda a vida, impregnando sua literatura.
Para quem é amante da literatura produzida por Clarice, tem agora mais uma chance de conhecê-la, pois a obra revela aos leitores de longa data da escritora, bem como àqueles que nada conhecem de sua obra, uma mulher que viveu ao máximo a experiência de ser estrangeira, à frente do seu tempo, alheia e solitária no mundo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.