Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

08/10/2009

Um encontro marcado

Sesc-PR promove feira de livros que traz uma série de debates sobre as relações entre jornalismo e literatura
Como o jornalismo se relaciona com a literatura? A partir dessa indagação, foi elaborada a programação da 28.ª Feira de Livros do Sesc-PR, que começa hoje e segue até o próximo domingo (11).
Mesas-redondas, palestras e oficinas foram pensadas pelo cu­­ra­­dor, Rogério Pereira, o editor do jornal de literatura Rascunho. O escritor e médico gaúcho Moacyr Scliar, vencedor da mais recente edição do prêmio Jabuti na categoria romance (pelo livro Manual da Paixão Solitária), fará, logo mais, a partir das 19h30, a palestra de abertura.
Scliar, que escreve para os jornais Folha de S. Paulo e Zero Hora, apresentará uma reflexão sobre os pontos de contato entre literatura e jornalismo.
A temática que dá o tom do evento também faz uma homenagem ao escritor Euclides da Cunha, morto há 100 anos, apontado como um dos precursores do jornalismo literário no Brasil, pelo fato de ele ter feito a cobertura da Guerra de Canudos, para o jornal O Estado de S.Paulo – material que seria usado como matéria-prima para o livro Os Sertões, publicado em 1902.
Amanhã, quarta-feira (7), a partir das 19h30, o poeta, ensaísta e doutor em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexei Bueno fará uma palestra sobre Euclides da Cunha, no Sesc da Esquina, local onde serão realizados todos os encontros dessa feira.
A gerente de Cultura do Sesc-PR, Deborah Belotti, observa que o tema central do evento tem muitos desdobramentos, e as várias mesas e palestras comprovam como o jornalismo e a literatura dialogam. Amanhã, já às 9h30, os jornalistas Daniel Piza (O Estado de S.Paulo) e Almir de Freitas (Bravo!) conversam sobre jornalismo cultural, com mediação do jornalista Paulo Camargo, editor do Caderno G. Na quinta-feira (8), no mesmo horário, Fa­­brício Carpinejar e Sérgio Rodri­gues dialogarão sobre o jornalismo on-line, mesa que terá como mediadora a jornalista Mariana Sanchez, idealizadora e apresentadora do programa Orelha de Livro, veiculado na Lúmen FM.
O curador explica que, mesmo sendo temático, o evento não foi formatado apenas com discussões sobre jornalismo e literatura. Pereira chama a atenção para os encontros entre autores paranaenses. Na quarta-feira, às 16h30, Assionara Souza e Wil­­son Bueno dividirão a mesma mes­­ma; na sexta-feira, também às 16h30, será a vez da interlocução entre Carlos Machado e Ro­­berto Gomes, colunista da Gaze­­ta do Povo – os dois encontros serão mediados pelo jornalista curitibano Luis Henrique Pellan­­da, que no mês que vem lança o seu primeiro livro de contos, pela Bertrand Brasil.
O evento também conta com programação destinada ao público infantil. Simone Cit, na quarta-feira (7), Liana Leão, na quinta-feira (8) e Luiz Andrioli, na sexta-feira (9), participam de bate-papos com crianças, em dois horários: das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas.
Outro diferencial, diz De­­borah Belotti, são os cursos, gratuitos, oferecidos durante o evento. O jornalista José Carlos Fernandes, que publica crônicas todas às sexta-feiras na Gazeta do Povo, ministra a oficina de crônica, de quarta à sexta-feira, das 19 às 21h30. No sábado (10), Marco Jacobsen e Paixão, da Ga­­zeta do Povo, participam de ba­­te-papo seguido de oficina de cartum e charge.
Serviço: 28.ª Feira de Livros Sesc-PR. Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969). De 6 a 11 de outubro. As palestas, mesas-redondas e oficinas (que têm vagas limitadas) são gratuitas, mas é necessário fazer a inscrição antecipadamente pelos telefones (41) 3304-2234 e 3304-2243.

Programação
Confira alguns dos destaques da 28ª Feira de Livros do Sesc-PR

MESAS
Marina Colassanti fala sobre dinamização de espaços para leitura, na quarta-feira (7), a partir das 19h30. Na quinta-feira (8), os jornalistas Matinas Suzuki Jr e Eliane Brum conversam sobre jornalismo literário e grandes reportagens, às 19h30, com mediação do jornalista Christian Schwartz. Na sexta-feira (9), a partir das 9h30, Affonso Romano de Sant’Anna e Ignácio de Loyola Brandão discutem sobre a crônica, um gênero brasileiro. Ainda na sexta-feira, mas às 19h30, Humberto Werneck e Ruy Castro, com mediação do jornalista Paulo Krauss, falam sobre os limites entre o jornalismo e a literatura.
LIVRARIAS

Oito empresas estarão comercializando livros, inclusive com ofertas especiais, na 28ª feira de livros que o Sesc-PR realiza.
BLOG
De quarta-feita (7) a sábado (10), o jornalista e blogueiro Alessandro Martins ministra oficina sobre blog, uma para jornalistas e outra destinada ao público iniciante. É preciso consultar o telefone (41) 3304-2266 para confirmar o horário e realizar a inscrição.

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.