Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

21/07/2009

Iniciativa ajuda a desenvolver escrita

Míriam Zappone, professora do mestrado em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), afirma que todo tipo de iniciativa que leve a criança a ter contato com a escrita é sempre importante. Sobre “Um conto de Nagô”, a professora explica que os benefícios extrapolam o contato puro e simples.
A leitura das histórias para crianças que crescem em ambientes caracterizados por níveis de letramento muito baixo, o projeto acaba cumprindo o papel que deveria ser feito em casa.
“As dificuldades econômicas, principalmente, dificultam a presença de diferentes objetos de leitura, que vão além dos livros. E é normal que nessas famílias os pais também não tenham sido e nem sejam leitores”, diz ela.
De acordo com Míriam, a oportunidade de soltar a imaginação ao “devolver” o conto que acabaram de ouvir aos colegas também é fundamental para o desenvolvimento da narrativa, modalidade textual com a qual terão bastante contato na vida escolar. “Tudo o que a criança aprende ouvindo será usado como modelo quando o contato com a escrita tiver início.”
Lorrayne Nathiele do Vale, 7, ainda não se sente tão à vontade para contar em casa as histórias que aprende nas oficinas. Ativa e alegre, a menina prefere levar a mãe até a quadra para que ela também ouça.
“Lorrayne Nathiele do Vale, 7, ainda não se sente tão à vontade para contar em casa as estórias que aprende nas oficinas. Ativa e alegre, a menina prefere levar a mãe até a quadra para que ela também ouça. “Eu nunca contei histórias para ela em casa, talvez por isso ela goste tanto daqui”, reconhece a mãe, Romiê do Vale.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/220858
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.