Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

08/04/2009

13ª Jornada Nacional de Literatura

"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender."
Alvin Toffler
A trajetória das Jornadas Literárias, promovidas pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura Municipal, desde 1981, tem sido orientada pela busca da formação de leitores de textos literários, entendedores de linguagens peculiares às distintas manifestações culturais numa perspectiva crítica e emancipadora. Toda a movimentação cultural que confere identidade às Jornadas resulta do desenvolvimento de ações que harmonizam o binômio educação-cultura. Entretanto, os apelos cada vez mais desafiadores da tecnologia, emergentes num contexto globalizado, oferecem facilidades variadas, criativas, plenas de interatividade para crianças, jovens e profissionais interessados na aceleração do processo de aquisição de informações, e provocam modificações significativas na relação dos usuários com os novos equipamentos.
Os televisores, os computadores e o celular modificam seus formatos, ampliam suas funções, seduzindo leitores e espectadores. Constata-se um grande interesse, especialmente das crianças e dos jovens, pelas opções viabilizadas pela internet, centrando suas atenções no texto eletrônico, com domínio para manipular, ao mesmo tempo, o controle remoto da televisão, o mouse, o celular, o mp3. Diante disso, o binômio sustentador das ações das Jornadas se amplia, passando a se constituir no trinômio educação-cultura-tecnologia, observando-se as características desses usuários contemporâneos. Dessa forma, surge o tema Arte e tecnologia: novas interfaces, que irá orientar as discussões da 13ª Jornada Nacional de Literatura e 5ª Jornadinha Nacional de Literatura, a serem realizadas no Circo da Cultura, em Passo Fundo/RS.
Impõe-se um debate profundo acerca dos rumos da literatura, do teatro, da pintura, da música, da dança, da escultura, da arquitetura, da fotografia, do cinema, focando a relação entre autor, leitor e espectador, no processo de construção de significados em que se constitui a leitura tomada em sentido amplo. Convidamos você, prezado leitor, cara leitora, pertencente a distintas gerações, com experiências vivenciais e profissionais significativas, diferenciadas, para contribuir com esse debate, por intermédio de uma participação consciente e plena.
http://www.jornadadeliteratura.upf.br/2009
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