Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

23/03/2009

Cultura Brasileira no Exterior

Nesta segunda-feira, 23 de março, será inaugurado, em Santo Domingo, o Centro Cultural Brasil-República Dominicana, vinculado à Embaixada do Brasil naquele país, criado com o apoio do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE).  Na solenidade, o Ministério da Cultura será representado pelo gerente de Cooperação e Assuntos Bilaterais da Diretoria de Relações Internacionais, Bruno Melo.
Segundo o embaixador do Brasil na República Dominicana, Ronaldo Edgar Dunlop, o evento fará parte do ciclo pré-inaugural da 12ª Feira Internacional do Livro de Santo Domingo (FIL 2009), a se realizar no período de 20 de abril a 3 de maio. Este ano, a feira homenageará o Brasil, que será o convidado de honra. A Coordenação-Geral de Livro e Leitura do MinC vem trabalhando no planejamento da participação brasileira na FIL.
O gerente Bruno Melo aproveitará a ocasião para participar de reuniões técnicas com os interlocutores da Feira, quando serão tratadas questões relativas à presença brasileira. Ele também fará uma visita aos espaços onde a FIL será realizada (Praça da Cultura Juan Pablo Duarte) e outros locais.
Em outubro de 2008, o ministro Juca Ferreira recebeu, em Brasília, uma comitiva da Secretaria de Estado de Cultura da República Dominicana, que veio formalizar o convite para a participação brasileira na Feira de Santo Domingo. Durante a audiência, foi assinado um Comunicado Conjunto, no qual o MinC firmou o compromisso de montar um estande institucional do Brasil e contribuir para a presença de escritores e intelectuais brasileiros no evento.
Novo Espaço
O Centro Cultural Brasil - República Dominicana é o mais novo espaço a integrar a lista de vários centros que estão presentes no exterior, espalhados por dezenas  de países, como, por exemplo, Alemanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Guiné Bissau, Itália e muito mais.  Eles são os  antigos Centros de Estudos Brasileiros (CEBs), que passaram a se chamar Centros Culturais a partir de setembro de 2008.
No local serão ministrados cursos de língua portuguesa e cultura brasileira, além de cursos temáticos. Diferentes atividades culturais também serão desenvolvidas, dentre elas, cinema, música, literatura.
Em Santo Domingo, os cursos de língua portuguesa são oferecidos pela Embaixada do Brasil desde a década de 1980 em escolas e universidades, mas agora os espaços serão ampliados com a inauguração do Centro Cultural, que abrange biblioteca, salas para conferências, aulas, oficinas e exposições; salas para projeção de filmes e para a realização de uma série de atrações culturais.
(Gláucia Ribeiro Lira - CGLL/MinC)

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2009/03/20/cultura-brasileira-no-exterior/
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.