Disciplina - Lingua Portuguesa

Português

05/12/2018

Biblioteca lança livro sobre vida e obra de Helena Kolody

A Biblioteca Pública do Paraná realiza no dia 6 de dezembro (quinta-feira) o lançamento do Roteiro Literário — Helena Kolody, de Luísa Cristina dos Santos Fontes. O evento acontece a partir das 18 horas na Arena BPP, e segue até as 20 horas com a presença da autora. A entrada é franca.

Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, da BPP, o Roteiro Literário — Helena Kolody faz parte de uma coleção em que um autor escreve um ensaio sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido. A obra também traz um ensaio fotográfico com endereços e espaços frequentados pelo homenageado.

A exemplo do que a proposta sugere, Luísa Cristina dos Santos Fontes analisa o percurso de Helena Kolody, que nasceu em Cruz Machado (PR) em 1912 e viveu parte significativa de sua trajetória em Curitiba, até morrer em 2004. Professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Luísa aponta, com detalhes, características da produção poética de Helena, explicando o vasto percurso da autora, a primeira brasileira a publicar haicais.

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escritora e especialista em leitura Regina Zilberman afirma, no texto de apresentação do Roteiro Literário — Helena Kolody, que a poeta [Helena], nascida no Paraná e identificada com o cenário de sua terra natal, “não podia ser mais bem homenageada do que em uma publicação que compartilha com ela o apreço ao lugar em que sua existência tomou o sentido registrado em seus versos.”


A coleção

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, explica que o projeto Roteiro Literário tem a finalidade de divulgar, para públicos variados, incluindo as gerações recentes, a literatura paranaense contemporânea. “Há um número expressivo de vozes literárias do Paraná, muitas vezes com ressonância apenas entre escritores, estudiosos e amigos do autor. Para ampliar a difusão de nossa literatura, decidimos fazer esse projeto, que, além de analisar vida e obra, também apresenta os locais frequentados pelo homenageado”, diz Pereira.

O primeiro título da coleção, publicado em 2017, foi sobre Jamil Snege (1939-2003), escrito por Miguel Sanches Neto. O segundo volume é esta obra recém-publicada sobre Helena Kolody e o próximo será a respeito de Paulo Leminski (1944-1989), conteúdo produzido por Rodrigo Garcia Lopes.

Serviço:

Lançamento do Roteiro Literário — Helena Kolody, de Luísa Cristina dos Santos Fontes.

Local: Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 — Curitiba/PR).

Dia 6 de dezembro (quinta-feira), das 18 horas às 20 horas.

Entrada franca.

Mais informações: (41) 3221-4917.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Esta notícia foi publicada em 29/11/18 no site da Biblioteca Pública do Paraná. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.