Linguagem Literária e Linguagem Cinematográfica
Autora: Professora Ana Paula Istschuk – Curitiba/PR Versão na íntegra para impressão |
1. Nível de ensino: Ensino Médio – 1º ano
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social
2.1 Conteúdo Básico: Gêneros; obra literária (conto); obra fílmica (curta-metragem)
2.2 Conteúdo Específico: Elementos composicionais do gênero; Conteúdo temático; Adequação da linguagem ao gênero.
3. Objetivo
- Ler em diferentes contextos (visual e verbal).
- Identificar e analisar as diferentes linguagens – visual, verbal e escrita.
- Reconhecer a relação e a distinção entre a linguagem literária e a linguagem fílmica.
5. Justificativa
Um dos grandes desafios da escola e, especificamente, do professor de Língua Portuguesa, é formar leitores. Observa-se que o aluno, por uma série de razões, lê pouca literatura e não tem o hábito de comprar um livro ou de ir à biblioteca, no entanto assiste a muita tevê e prefere ir ao cinema a gastar com um livro. Isso pode ser resultado do fascínio que as imagens e o espetáculo sonoro exercem. Assim, esse cenário pode ser aproveitado pelo professor. Continue lendo
6. Encaminhamento
1ª Aula |
2ª Aula |
3ª Aula |
4ª Aula |
7. Relações interdisciplinares
Alguns aspectos abordados nesse trabalho, como, por exemplo, linguagem cinematográfica (audiovisual), disposição de imagens, enquadramentos, linguagem corporal, dramatização e outros, o professor desenvolverá nos estudantes conhecimentos relacionados à disciplina de Arte, especialmente com os conteúdos básicos de representação nas mídias; caracterização cenografia, sonoplastia, figurino e iluminação.
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o aluno compreenda as especificidades do gênero estudado, sendo capaz de identificar as diferentes linguagens, compreendendo como elas se dão em cada contexto. E, ainda, que possam reconhecer a relação e a distinção entre as duas formas de linguagens.
Referências |
Dê sua opinião |
Envie sua aula |