Disciplina - Lingua Portuguesa

Linguagem Literária e Linguagem Cinematográfica

Autora: Professora Ana Paula Istschuk – Curitiba/PR
Ícone Download
Versão na íntegra para impressão

1. Nível de ensino
: Ensino Médio – 1º ano
2. Conteúdo Estruturante: Discurso como prática social

2.1 Conteúdo Básico: Gêneros; obra literária (conto); obra fílmica (curta-metragem)

2.2 Conteúdo Específico: Elementos composicionais do gênero; Conteúdo temático; Adequação da linguagem ao gênero.


3. Objetivo
  • Ler em diferentes contextos (visual e verbal).
  • Identificar e analisar as diferentes linguagens – visual, verbal e escrita.
  • Reconhecer a relação e a distinção entre a linguagem literária e a linguagem fílmica.
4. Número de aulas estimado: 4 aulas de 50 minutos

5. Justificativa

Um dos grandes desafios da escola e, especificamente, do professor de Língua Portuguesa, é formar leitores. Observa-se que o aluno, por uma série de razões, lê pouca literatura e não tem o hábito de comprar um livro ou de ir à biblioteca, no entanto assiste a muita tevê e prefere ir ao cinema a gastar com um livro. Isso pode ser resultado do fascínio que as imagens e o espetáculo sonoro exercem. Assim, esse cenário pode ser aproveitado pelo professor. Continue lendo

6. Encaminhamento


Icone aula 1
1ª Aula

icone aula 2
2ª Aula

ìcone aula 3
3ª Aula

Ícone aula 4
4ª Aula



7. Relações interdisciplinares


Alguns aspectos abordados nesse trabalho, como, por exemplo, linguagem cinematográfica (audiovisual), disposição de imagens, enquadramentos, linguagem corporal, dramatização e outros, o professor desenvolverá nos estudantes conhecimentos relacionados à disciplina de Arte, especialmente com os conteúdos básicos de representação nas mídias; caracterização cenografia, sonoplastia, figurino e iluminação.

8. Aprendizagem esperada

Espera-se que o aluno compreenda as especificidades do gênero estudado, sendo capaz de identificar as diferentes linguagens, compreendendo como elas se dão em cada contexto. E, ainda, que possam reconhecer a relação e a distinção entre as duas formas de linguagens.



Ícone Fontes de Pesquisa Referências


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula
Recomendar esta página via e-mail: