27. Texto expositivo
É necessário entender que o texto Expositivo compreende um dos domínios sociais da comunicação, conforme propuseram Schneuwly e Dolz (2004). Embora possamos dizer que uma pessoa “expõe” um ponto de vista, “expõe” uma informação etc., é fundamental, no estudo das tipologias e dos gêneros textuais, entender e diferenciar o texto expositivo de outros tipos de texto. O tipo “expor” constitui o domínio da transmissão e da construção de saberes.Ler o texto abaixo:
Ler Cícero vale mais que aplicar Botox
Paulo Nogueira
O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento (no Brasil, há uma edição competente da Martins Fontes.) Cícero nota, primeiro, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. "Todos os homens desejam alcançar a velhice, mas ao ficarem velhos se lamentam", escreveu Cícero. "Eis aí a consequência da estupidez." Ler as palavras de Cícero sobre o envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo. "Os velhos inteligentes, agradáveis e divertidos suportam facilmente a idade, ao passo que a acrimônia, o temperamento triste e a rabugice são deploráveis em qualquer idade."
Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação de Cícero. "A memória declina se não a cultivamos ou se carecemos de vivacidade de espírito", disse. "Os velhos sempre se lembram daquilo que os interessa: promessas, identidade de seus credores e devedores etc”. Cícero lembra que Sófocles em idade avançada ainda escrevia suas tragédias. No fim da vida, Sócrates aprendeu a tocar lira. Catão, na velhice, descobriu a literatura grega. Machado de Assis, para citar um brasileiro, aprendeu alemão também na velhice, na qual aliás escreveu seus melhores romances. "Acaso os adolescentes deveriam lamentar a infância e depois, tendo amadurecido, chorar a adolescência? A vida segue um curso preciso e a natureza dota cada idade de suas qualidades próprias", escreveu Cícero. "Por isso, a fraqueza das crianças, o ímpeto dos jovens, a seriedade dos adultos, a maturidade da velhice são coisas naturais que devemos apreciar cada uma em seu tempo." Ler Cícero vale mais que qualquer Botox.
(Fonte: Revista Época, 28 de abril de 2008)
Após a leitura do texto, responda:
1) Como sabemos, os textos argumentativos são compostos por categorias como TESE e ARGUMENTOS. No texto, o autor usa uma estratégia de argumentação muito comum. Qual das estratégias abaixo o autor usa?
a) argumento baseado no consenso: aceitação de máximas consideradas verdadeiras para a sociedade em geral;
b) argumento de autoridade: citação de autores renomados, autoridades numa área do conhecimento, especialistas no assunto;
c) argumento baseado em provas concretas: apresentação de provas, citação de fatos comprovados, dados estatísticos, testemunhas, que comprovam o que se afirma;
d) argumento com base em raciocínio lógico: apresentação de afirmações que levem a deduções lógicas e coerentes;
2) O autor, para reforçar sua argumentação, cita atitudes de alguns filósofos e escritores para sustentar seu ponto de vista. Como esses exemplos embasam sua argumentação?
3) As atitudes citadas no texto, que se encontram no segundo parágrafo, estão relacionadas a qual das frases destacadas abaixo?
- Permanecer intelectualmente ativo é uma forte recomendação de Cícero.
- Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero.
- Ler Cícero vale mais que qualquer Botox.
- Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos.
4) Grife, no trecho abaixo, a palavra que revela uma OPINIÃO do autor:
Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento.
Essa atividade foi extraída da aula Diferenças entre texto expositivo e texto argumentativo, da professora Tânia Guedes Magalhães - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.