Disciplina - Lingua Portuguesa

24. Estratégias de leitura e produção de texto

Professor, essa aula pretende mostrar aos alunos a importância da leitura e escrita na vida do homem. Inicie a aula mostrando a eles uma tríade de filmes chamada Um mundo imerso em palavras, que poderá proporcionar uma discussão muito positiva acerca de tal assunto.

1º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=xtHsZDEHvvY >. Acesso em: 18/06/2010.  

2º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=0wOVZ0q9-bE >. Acesso em: 18/06/2010.  

3º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=9nLBNEzIMeU > Acesso em: 18/06/2010.  

Professor, agora que os alunos assistiram aos filmes, entregue a eles um questionário para que reflitam sobre o que viram. Promova um seminário em que todos os alunos possam participar oralmente, respondendo ao questionário, ao mesmo tempo em que registram por escrito as conclusões a que chegarem sobre cada questão.

Pergunte sobre o filme:

1)  Quais as necessidades que fazem com que surja a linguagem escrita em tempos remotos?

2)  A palavra oral continua sendo suficiente para uma sociedade cada vez mais informatizada?

3)  Qual é, de acordo com o filme, a principal ferramenta para compreender o mundo?

4)  Apenas decodificar a linguagem é suficiente para exercer a cidadania?

5)  Qual a relação existente entre cidadania e letramento?

6)  O que é a “borrachalhioteca” e o que os seus alunos acham dessa iniciativa?

7)  A fala do escritor Bartolomeu Campos de Queirós nos faz pensar sobre formas inusitadas de se aprender a ler e escrever, que muitas vezes passam despercebidas a um olhar desatento. Qual a importância que a palavra parece ter na vida do escritor?

8) Peça aos alunos para dizerem o que pensam sobre a fala do escritor “Cada criança lê no meu texto o que falta a ela”. O que ele quis dizer com isso?

É importante chamar atenção dos alunos para as infinitas possibilidades que a palavra proporciona ao leitor e que cada leitor atribuirá um significado diferente ao que lê, tendo por base o contexto em que está inserido e uma porção de outras características.

9) O que é o Cantinho da leitura do serviço de limpeza urbana de Belo Horizonte?

10) Você seria capaz de se lembrar da primeira palavra que escreveu? E do primeiro livro que você leu?

11) O que você notou de diferente entre a “velha escola” e a escola de hoje?

12)  Qual a importância da escrita para os recém alfabetizados?

Professor, explore o máximo possível os elementos desse vídeo, que são riquíssimos para uma discussão muito positiva em torno do ato de ler e escrever.


Essa atividade foi extraída da aula Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas... da professora Ana Graziela Cabral - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: