24. Estratégias de leitura e produção de texto
Professor, essa aula pretende mostrar aos alunos a importância da leitura e escrita na vida do homem. Inicie a aula mostrando a eles uma tríade de filmes chamada Um mundo imerso em palavras, que poderá proporcionar uma discussão muito positiva acerca de tal assunto.
1º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=xtHsZDEHvvY >. Acesso em: 18/06/2010.
2º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=0wOVZ0q9-bE >. Acesso em: 18/06/2010.
3º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=9nLBNEzIMeU > Acesso em: 18/06/2010.
Professor, agora que os alunos assistiram aos filmes, entregue a eles um questionário para que reflitam sobre o que viram. Promova um seminário em que todos os alunos possam participar oralmente, respondendo ao questionário, ao mesmo tempo em que registram por escrito as conclusões a que chegarem sobre cada questão.
Pergunte sobre o filme:
1) Quais as necessidades que fazem com que surja a linguagem escrita em tempos remotos?
2) A palavra oral continua sendo suficiente para uma sociedade cada vez mais informatizada?
3) Qual é, de acordo com o filme, a principal ferramenta para compreender o mundo?
4) Apenas decodificar a linguagem é suficiente para exercer a cidadania?
5) Qual a relação existente entre cidadania e letramento?
6) O que é a “borrachalhioteca” e o que os seus alunos acham dessa iniciativa?
7) A fala do escritor Bartolomeu Campos de Queirós nos faz pensar sobre formas inusitadas de se aprender a ler e escrever, que muitas vezes passam despercebidas a um olhar desatento. Qual a importância que a palavra parece ter na vida do escritor?
8) Peça aos alunos para dizerem o que pensam sobre a fala do escritor “Cada criança lê no meu texto o que falta a ela”. O que ele quis dizer com isso?
É importante chamar atenção dos alunos para as infinitas possibilidades que a palavra proporciona ao leitor e que cada leitor atribuirá um significado diferente ao que lê, tendo por base o contexto em que está inserido e uma porção de outras características.
9) O que é o Cantinho da leitura do serviço de limpeza urbana de Belo Horizonte?
10) Você seria capaz de se lembrar da primeira palavra que escreveu? E do primeiro livro que você leu?
11) O que você notou de diferente entre a “velha escola” e a escola de hoje?
12) Qual a importância da escrita para os recém alfabetizados?
Professor, explore o máximo possível os elementos desse vídeo, que são riquíssimos para uma discussão muito positiva em torno do ato de ler e escrever.
Essa atividade foi extraída da aula Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas... da professora Ana Graziela Cabral - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.