Disciplina - Lingua Portuguesa

23. Texto injuntivo

Para introduzir o assunto desta aula, o professor deve pedir aos alunos que olhem no dicionário o significado da palavra 'injunção'.
  • Injunção = imposição, exigência.

Observação: O professor deve esclarecer aos alunos que, embora a palavra 'injunção' signifique "imposição, exigência", os chamados "textos injuntivos" assumem uma escala relativamente ampla, compreendendo todos os textos que demandam alguma coisa. Assim, os textos injuntivos são aqueles que:

  1. Propõem uma ação;
  2. Aconselham;
  3. Recomendam.

Ao fazer esta breve incursão expositiva, o professor deve estimular os alunos a dar exemplos de textos injuntivos e anotar no quadro as respostas corretas.

Exemplos de texto injuntivo: questões de prova, receitas culinárias, manuais de instrução, algumas propagandas, instruções de jogos de tabuleiro, alguns textos de engajamento político ou religioso etc.

Depois de ter realizado essa introdução, o professor deve apresentar aos alunos o texto publicitário a seguir e solicitar que eles respondam as questões de "a" a "f". Posteriormente, o professor deve corrigir oralmente o exercício com os alunos.

Fonte: http://ccsp.com.br/_img/full/novo/7633.jpg, acessado em 08 de abril de 2010.

Transcrição dos dizeres em branco sobre o fundo azul: No mês dos namorados, ligue ligue 14. Fale até 1 hora e pague apenas 14 minutos no fim de semana.

Transcrição dos dizeres em branco dentro do coração: Toda história de amor começa com um número de tefefone.

Questões:

a) Quem é o emissor e qual é o objetivo desta propaganda?

b) Identifique o trecho em que se usa períodos apelativos. Como você pôde identificá-lo?

c) Qual é o efeito que se produz utilizando o verbo "ligar" duas vezes seguidas?

d) Explique os usos do substantivo "pulso". Qual é a relação entre eles?

e) Explique o sentido da frase "Toda história de amor começa com um número de telefone"?

f) Qual é a relação entre o trecho apelativo, a imagem e as outras frases da propaganda?

Observação: O professor deve levar os alunos a perceber que o trecho apelativo é sustentado pelas demais frases e pela imagem, como se as demais frases fossem argumentos para o que se pede no trecho apelativo.


Essa atividade foi extraída da aula Texto injuntivo: dando ordens e direcionamentos, da professora Priscila Brasil Gonçalves Lacerda - Belo Horizontea/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: