Disciplina - Lingua Portuguesa

22. A sonoridade como recurso da poesia simbolista

Professor, seria interessante que os alunos já tivessem algum conhecimento sobre o Simbolismo, o contexto, os principais autores e suas obras.

Nesta aula não iremos priorizar o estudo sistemático da Escola literária, serão vistos apenas alguns aspectos que fazem do poema um conjunto sonoro significativo.

Retome ainda com eles o conceito de algumas figuras de linguagem, como a aliteração, a assonância, o eco, a onomatopéia, a paronomásia etc.

Ao iniciar a aula pergunte aos alunos o que mais gostam em poesia. Peça que reflitam buscando na memória os poemas de seu repertório de leitura e que tentem apontar qual aspecto da linguagem poética os atrai mais.

O som ou o significado?

Instigue-os a pensar que a sonoridade é um importante elemento não só para a memorização do texto como também para a construção das imagens do poema. Para os simbolistas essa dedicação à sonoridade do texto poético foi muitas vezes exagerada. Propositalmente vagas e fluidas, eram construídas as relações de sentido com o ritmo da musicalidade sobressaindo ao significado. Esteticamente, para esses poetas, essa imprecisão de sentidos os tornava mais próximos do indefinido, do misterioso, do sempre novo, o que os fazia crer numa ascese através da linguagem. Na nossa poesia o simbolismo foi em sua maior parte "verlaineano", isto é, de poetas que cultivavam o gosto pelo verso musical. Veja como está explícita a obsessão pela música e pela imprecisão da poesia nos versos do poeta francês:

Arte Poética
(Tradução de Augusto de Campos)

Antes de tudo, a música preza

portanto, o ímpar. Só cabe usar

o que é mais vago e solúvel no ar

sem nada em si que pousa ou que pesa.

Escolher palavras é preciso,

mas com certo desdém pela pinça;

nada melhor do que a canção cinza

onde o indeciso se une ao preciso.

(Fonte:  http://conselheiroacacio.wordpress.com/category/escritores-franceses/paul-marie-verlaine/)

quadros de Monet, Degas, Cézanne.














Leve-os para a biblioteca ou o laboratório de informática e convide-os à pesquisa e à leitura de obras de poetas simbolistas ou pós-simbolistas, aqueles que trazem em seu estro as influências sonoras do verso.

Muitas obras se encontram disponíveis para download em sites como Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) e tantos outros. Abaixo alguns links:

Portal Dia a Dia Educação. Leitura On-line. Disponível em: http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=208
Casa do Bruxo. Disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/literatura.htm
Domínio Público. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000013.pdf
Escritas.org. Pedro Kilkerry. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/pedro-kilkerry
Escritas.org. Maranhão Sobrinho. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/estante/maranhao-sobrinho

imagem de poeta



















Liste uma seleção de poemas e poetas e oriente-os para a pesquisa visando encontrar textos em que a sonoridade é marcante. Observe os recursos poéticos utilizados pelos escritores simbolistas, como as figuras: aliteração, assonância, paronomásia, rimas, onomatopéia etc.

Indique para os alunos buscarem na pesquisa poetas como Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Raul Pompéia, Augusto dos Anjos, Maranhão Sobrinho, Raul de Leoni, Ernani Rosas, Pedro Kilkerry, Marcelo Gama, Mário Pederneiras, Ribeiro Couto, Manuel Bandeira, Guilherme de Almeida, Cecília Meireles; poetas do fim do século XIX e outros "novos" contemporâneos à semana de 22.

Após a aula de descoberta dos poemas simbolistas, divida os alunos em grupo e oriente-os a montar uma seleção das obras que pesquisaram. A seleção pode ser feita obedecendo aos critérios: autor; figuras de sonoridade mais marcantes (assonância, aliteração etc); ou temas, por exemplo, natureza, noite, mistério, morte etc. O importante é que cada grupo de alunos exponha os poemas pesquisados e, se possível, leia para o restante da turma.

Essa atividade foi extraída da aula A sonoridade como recurso da poesia simbolista do professor Wendell de Freitas Amaral - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: