20. Metáfora e metonímia
Professor, o tema a ser abordado nessa aula é a linguagem figurada. Objetiva-se levar o aluno a perceber com clareza a distinção entre os dois modos básicos de construção de sentido: a metáfora e a metonímia. A metáfora faz parte não só da comunicação cotidiana das pessoas, mas está presente também em fábulas, parábolas, histórias infantis, textos bíblicos, músicas, poemas, por exemplo. A propaganda e o marketing fazem uso frequente de metáforas e metonímias. O nome das empresas e dos produtos, símbolos e logotipos, anúncios e comerciais estão repletos de mensagens metafóricas e metonímicas. Na verdade, o que fica gravado como aprendizado em nossa mente, não é o sentido literal, mas o sentido figurado e metafórico captado pelo nosso inconsciente.Para motivar os alunos a respeito da temática a ser estudada, o professor deverá reproduzir (xerocar) para eles os anúncios publicitários seguintes e conversar com eles a respeito dos recursos metafóricos e metonímicos utilizados pelo anunciante, utilizando para isso, as questões sobre os anúncios, propostas abaixo.
Anúncio 1
(Disponível em: http://www.belasartes.br/portfolio/rodrigopereira/imagens/bd1554651b062ed26b2f1b08ddeea836.jpg)
Anúncio 2
(Disponível em: http://lh6.ggpht.com/_V78tgti2DFM/Sa-9SfWJV9I/AAAAAAAACVw/OubE6G49nnE/santa%20nostalgia%20omo%20omo_thumb%5B1%5D.jpg)
Anúncio 3
(Disponível em: http://ra3n.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/09/anuncio-dia-maes-2008-int.jpg)
(Disponível em: http://grupowarning.files.wordpress.com/2008/09/brastemp.jpg)
Conversando com os alunos sobre os anúncios e auxiliando-os nas respostas do roteiro abaixo:
1. Metonímia é a substituição de um termo por outro que com ele tem relação lógica de sentido constante. Há vários modos de estabelecer proximidade entre duas ideias, por exemplo, substituindo o autor pela obra, a marca pelo produto, o efeito pela causa etc.
a. Identifique nos anúncios processos metonímicos em que a relação de proximidade entre as palavras ocorre por meio da substituição da marca pelo produto.
b. Você conhece outros casos usados no cotidiano, em que se troca a marca pelo produto? Quais?
2. Na metáfora, a relação entre as palavras se estabelece a partir da semelhança, implícita, que se pode observar entre seres ou objetos diferentes.
a. No anúncio 3, "mãe" está sendo comparada a uma flor. Qual é o elemento comum entre as duas ideias que permite a comparação?
b. Em "mãe, uma fonte de luz," estabeleceu-se uma relação metonímica ou metafórica? Explique.
3. Observe o anúncio 4.
"Quem dera se todo homem fosse uma Brastemp"
a. Quais são as ideias que estão sendo comparadas?
b. Quais seriam as características de um”homem Brastemp”?
c. Nesse anúncio, além da metáfora, há também uma relação metonímica entre as ideias. Identifique-a.
Levar os alunos à sala de vídeo / laboratório de informática para assistirem aos vídeos sobre metonímia e metáfora. Os alunos deverão fazer anotações, seguindo o roteiro abaixo:
1. Defina metonímia, exemplificando.
2. Explique a relação de contiguidade que acontece em um processo metonímico. Exemplifique.
3. Conceitue: alegoria e metáfora. Exemplifique.
4. Faça a distinção entre metáfora e alegoria.
Vídeos disponíveis:
Metonímia. http://www.youtube.com/watch?v=XtpoGBsXy-M
Alegoria e Metáfora. http://www.youtube.com/watch?v=7GZ2Qa8STdU&feature=related
Essa atividade foi extraída da aula Sobre metáfora e metonímia, da professora Lazuita Goretti de Oliveira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.