16. O emprego do pronome relativo e seus efeitos de sentido
O professor deverá exibir no quadro o poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, ou entregá-lo xerocopiado:QUADRILHA
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.
(Fonte: Reunião. 10. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 191.)
1. Após feita a leitura do texto, o professor deverá explorar oralmente a compreensão do texto. Em seguida, deverá perguntar aos alunos quem reconhece, no texto, algum pronome relativo. Se os alunos reconhecerem o "que" como pronome, perguntar se eles sabem qual a função desse pronome. Na sequência, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e pedir que pesquisem sobre outros pronomes relativos – emprego e função. Ainda no laboratório, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem a pesquisa em um editor de texto. (Sugestão de site: http://www.brasilescola.com/gramatica/pronome-relativo.htm)
2. Para exercitar o aprendizado, que não deve ser feito somente com base em regras gramaticais, o professor poderá informar que nem sempre o "que" é pronome relativo. Só o será se puder ser substituído por outro pronome relativo, ou se estiver substituindo uma outra palavra. O professor deverá trabalhar o conteúdo em trechos e textos que poderão incentivar o aluno a refletir sobre o uso dos pronomes relativos e, com isso, perceber os efeitos de sentido desses em um texto.
Sugestões de charges com temas atuais para explorar o assunto:
Disponível em: http://soumaisenem.com.br/portugues/morfologia/classe-de-palavra-o-pronome-2
Importante: O professor deve se preparar para explorar as charges, atentando-se para o uso do pronome e o efeito de sentido que possibilita para a interpretação do texto. Também pode apresentar aos alunos atividades que os ajudem a identificar os diferentes pronomes relativos e quando eles devem ser precedidos de preposição.
Essa atividade foi extraída da aula O emprego do pronome relativo e seus efeitos de sentido, da professora Marta Pontes Pinto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.