Disciplina - Lingua Portuguesa

14. Leitura e análise da linguagem dos slogans

Inicie a aula com as frases de efeito transcritas das propagandas antigas, pedindo para que os alunos observem a construção, o sentido que as palavras assumiram dentro do contexto da peça publicitária. Destaque algumas palavras.

Peça para que os alunos verifiquem os significados delas no dicionário e estabeleçam relações com os sentidos empregados nos slogans. Veja os questionamentos que você poderá fazer:

Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?

  • Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  • Há uma elipse em determinado momento da propaganda. Que termo estaria subentendido no slogan?
  • Por que o modo imperativo foi utilizado nessa construção sintática?

Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.


  • Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  • Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
  • Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
  • O modo imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?

Amiga dona de casa, olhe fixamente para esse delicioso chocolate. Toda vez que a senhora sair com o seu filho, vai ouvir a minha voz dizendo: "Compre Baton, compre Baton, seu filho merece Baton!"

  • Que adjetivo foi utilizado nessa propaganda? Com que intenção ele foi utilizado?
  • Há um vocativo utilizado no início da oração. Ele corresponde a toda uma classe de mulheres? Justifique.
  • O nome do produto tem o mesmo significado que o cosmético utilizado pela maioria das mulheres? Por quê?

O primeiro Valisére a gente nunca esquece

  • Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
  • Há uma metonímia que aparece em um determinado momento da propaganda. Que termo teria sido substituído no slogan?

Camisas US TOP: o mundo trata melhor quem se veste bem.

"Bonita camisa, Fernandinho!"

"Muito obrigado!"

"A do senhor também é linda!"


  • Você concorda com a primeira frase utilizada na propaganda? Justifique.
  • De que outra forma o slogan da campanha poderia ser escrito?
  • O que revela a última frase da propaganda?

Faber Castell: sua companhia para escrever, desenhar e pintar

  • Por que a Faber Castell deveria ser considerada como uma companhia?
  • O slogan corresponde à propaganda assistida? Que outro poderia ser criado a partir da música utilizada?

Ao fazer os questionamentos acima, verifique se os conteúdos mencionados, tais como: figuras de linguagem, modo verbal, linguagem formal e informal, sentido literal e figurado, foram bem assimilados. Caso não foram, retome tais conteúdos.

Observe também como seus alunos se expressam oralmente. Para aferir a linguagem escrita, você pode dividir os alunos em grupos, distribuir os questionamentos para que eles os respondam e faça um momento de socialização das respostas e de possíveis ajustes e questionamentos.

Essa atividade foi extraída da aula Leitura e análise da linguagem dos slogans, da professora Cristiane Néri Horta - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: