14. Leitura e análise da linguagem dos slogans
Inicie a aula com as frases de efeito transcritas das propagandas antigas, pedindo para que os alunos observem a construção, o sentido que as palavras assumiram dentro do contexto da peça publicitária. Destaque algumas palavras.Peça para que os alunos verifiquem os significados delas no dicionário e estabeleçam relações com os sentidos empregados nos slogans. Veja os questionamentos que você poderá fazer:
Não esqueça da minha Caloi. O Natal tá aí e a minha Caloi?
- Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
- Há uma elipse em determinado momento da propaganda. Que termo estaria subentendido no slogan?
- Por que o modo imperativo foi utilizado nessa construção sintática?
Mantenha seu filhote forte, vamos lá! Trate seus bichinhos com amor e Parmalat.
- Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
- Por que foram utilizadas as palavras "filhote" e "bichinhos"?
- Para qual(quais) públicos a propaganda é voltada? Justifique.
- O modo imperativo utilizado nessa propaganda foi usado com a mesma intenção que a anterior?
Amiga dona de casa, olhe fixamente para esse delicioso chocolate. Toda vez que a senhora sair com o seu filho, vai ouvir a minha voz dizendo: "Compre Baton, compre Baton, seu filho merece Baton!"
- Que adjetivo foi utilizado nessa propaganda? Com que intenção ele foi utilizado?
- Há um vocativo utilizado no início da oração. Ele corresponde a toda uma classe de mulheres? Justifique.
- O nome do produto tem o mesmo significado que o cosmético utilizado pela maioria das mulheres? Por quê?
O primeiro Valisére a gente nunca esquece
- Que tipo de linguagem foi utilizada? Formal ou informal? Que palavra poderia justificar a resposta?
- Há uma metonímia que aparece em um determinado momento da propaganda. Que termo teria sido substituído no slogan?
Camisas US TOP: o mundo trata melhor quem se veste bem.
"Bonita camisa, Fernandinho!"
"Muito obrigado!"
"A do senhor também é linda!"
- Você concorda com a primeira frase utilizada na propaganda? Justifique.
- De que outra forma o slogan da campanha poderia ser escrito?
- O que revela a última frase da propaganda?
Faber Castell: sua companhia para escrever, desenhar e pintar
- Por que a Faber Castell deveria ser considerada como uma companhia?
- O slogan corresponde à propaganda assistida? Que outro poderia ser criado a partir da música utilizada?
Ao fazer os questionamentos acima, verifique se os conteúdos mencionados, tais como: figuras de linguagem, modo verbal, linguagem formal e informal, sentido literal e figurado, foram bem assimilados. Caso não foram, retome tais conteúdos.
Observe também como seus alunos se expressam oralmente. Para aferir a linguagem escrita, você pode dividir os alunos em grupos, distribuir os questionamentos para que eles os respondam e faça um momento de socialização das respostas e de possíveis ajustes e questionamentos.
Essa atividade foi extraída da aula Leitura e análise da linguagem dos slogans, da professora Cristiane Néri Horta - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.