13. Linguagem verbal e não verbal
Professor, inicie a aula conceituando linguagem, linguagem verbal e linguagem não verbal e apresentando os exemplos a seguir. Coloque os textos em slides ou em lâminas de retroprojetor.A linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Quando nos referimos à leitura de textos, a princípio temos a ideia de que o termo recai somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas (diz o senso comum). As ciganas, contudo, dizem ler a mão humana, e os críticos afirmam ler um filme, logo, fazemos leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situações, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida etc.
A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados.
Linguagem verbal: é o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem não verbal: é outra forma de comunicação em que o código utilizado é a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, através dos signos visuais e sensoriais.
A imagem abaixo é um exemplo de linguagem não verbal, pois não utiliza do código escrito para transmitir o conteúdo. Esse sinal demonstra que é proibido fumar.
(Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_-MT9Zf6fDBM/Sdw3gThMTjI/AAAAAAAAAGo/xZisNIA1IH8/s320/placa+proibido+fumar+1.jpg>. Acesso em: 3/11/2009)
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.
(Disponível em: <http://blog1c.files.wordpress.com/2007/05/charges_09.jpg>. Acesso em: 3/11/2009)
Após a conceituação dos três tipos de linguagem expostos acima, proponha que os alunos sentem-se em grupos e entregue algumas gravuras para os alunos. Veja abaixo alguns exemplos.
Cada grupo deverá decodificar a mensagem e escrever um parágrafo explicando o significado que a mensagem transmite.
(Disponível em: <http://garciabarreto.com.br/traffer/im ages/semaforo%2001.j pg>. Acesso em: 3/11/2009)
(Disponível em: <http://limpall.com.br/loja/images/placa-sinalizacao-banheiro-masculino.gif>. Acesso em: 3/11/ 2009)
(Disponível em: <http://www.semodemente.com.br/wp-content/uploads/2009/06/cartao-vermelho.gif>. Acesso em: 3/11/2009)
Estipule um prazo com os alunos para a conclusão da atividade. Sugira que um relator de cada grupo fale sobre a imagem analisada por eles e a mensagem que conseguiram decodificar.
Conclua com os alunos que todas as imagens podem ser facilmente compreendidas. Ressalte as principais características deste tipo de texto e, sobretudo, pontue a importância do conhecimento prévio para a interpretação do texto não verbal.
Na primeira gravura, sinal de trânsito, é essencial que saibamos o seu significado, pois sua compreensão é fundamental não apenas para motoristas, mas para pedestres também. Quem vive em cidades onde os sinais de trânsito estão demarcados, tem contato com meios de comunicação e um contato considerado funcional com a escrita, bem como já tem sistematizado o conceito que esse símbolo possui e aliado a ele a cor que o caracteriza. Os signos e símbolos linguísticos são resultantes de 'combinados' feitos entre as pessoas, independentes de onde residam e que línguas falem. Isso é feito para propiciar uma comunicação universal. Já imaginou como seria a vida de todos nós se a cada lugar onde fôssemos nos deparássemos com placas de trânsito totalmente diferentes? E as formas de pedir socorro? Por isso, os signos e símbolos têm esse caráter de universalidade: com eles garantimos a comunicação entre os homens.
Na figura do cartão vermelho é importante que o leitor tenha conhecimento prévio sobre esportes que envolvam punições, como o futebol, para entender o contexto. Observe que não há a presença de palavras. O que está presente é outro tipo de código: a imagem do cartão vermelho dado a um jogador quando ele é expulso.
É perfeitamente possível decifrar as mensagens a partir das imagens. Chame a atenção para a imagem referente aos banheiros masculinos e femininos. Pergunte quais outros tipos de imagens eles já viram para identificar os banheiros em lugares públicos.
Essa atividade foi extraída da aula Linguagem verbal e não-verbal, da professora Fabiane de OLiveira Braga Felício - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.