7. Leitura e produção de charges
Atividade Oral1. Para apresentar o gênero charge aos alunos, o professor poderá perguntar a eles:
a. O que vocês sabem sobre charges?
b. Em que suportes textuais as charges são veiculadas?
c. A charge é um texto constituído por linguagem verbo-visual, mas principalmente por imagens. Por que é importante aprender a ler imagens?
d. As charges se assemelham às histórias em quadrinhos? Em que sentido?
2. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da charge abaixo. E, a seguir, analisá-la oralmente com os alunos.
(Disponível em: encurtador.com.br/ilHTU)
Para ajudá-la a analisar a charge com os alunos, veja as questões abaixo.
a. Qual é o tema da charge lida?
b. De acordo com a charge, a violência é um fato. Qual é o contexto-histórico social em que se insere esse fato?
c. Observe as imagens utilizadas na charge. Por que a professora não tem coragem de dizer a nota para o aluno? Explique como você chegou a essa conclusão.
d. O que produz o efeito humorístico na charge lida?
e. Conclua: qual é a realidade social representada pela charge?
Essa atividade foi extraída da aula Leitura e produção de charges, da professora Lazuita Goretti de Oliveira - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.