5. O que é uma propaganda?
Inicie a aula com uma pergunta simples “O que é uma propaganda?” Organizando as crianças em roda, ouça as respostas e as opiniões do grupo. Peça que deem exemplos de propagandas, coisas que viram na televisão, em revistas, jornais, folhetos de lojas etc. Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam.Explore o “conceito” de propaganda e as várias formas, suportes e veículos de comunicação nos quais se apresentam. Exemplos retirados do site: http://adotacao.blogspot.com/
Onde encontramos propagandas?
Leve para a sala de aula várias revistas, jornais, folhetos de produtos e deixe à disposição para que as crianças consultem e observem. Nesta tarefa as crianças devem manusear estes materiais e selecionar as propagandas, diferenciando-as de outros textos. Recorte algumas propagandas e juntos construam um “Painel de Propagandas”.
Oriente as crianças na observação de quais são os aspectos que compõem uma propaganda:
- Nome do produto;
- Características do produto que o tornam atraente;
- Textos chamativos que visam convencer o consumidor a comprar o produto;
- Telefone/site da web/endereço para a compra do produto;
- Preço;
- Foto do produto;
- Outros.
Essa atividade foi extraída da aula Propaganda: leitura e produção de texto, da professora Mariane Patrícia Madeira Lopes - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.