3. Leitura da Foto - Turma em círculo
Professor, para introduzir o tema, exiba para os alunos, em data show, a foto abaixo e, a partir dela, desenvolva a atividade de leitura a seguir. O objetivo é ativar os conhecimentos de mundo dos alunos sobre o assunto da notícia relacionada à foto e incentivá-los a realizar hipóteses a partir dela. Sabemos que o conhecimento de mundo é um importante fator de textualidade, que contribui para a construção do sentido do texto.Disponível em: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2010/noticias/0,,OI4492153-EI15721,00.html
Atividade de Leitura oral:
1º) A foto remete a que fato? Ela mostra o jogo entre quais times? Quando e onde aconteceu o jogo?
2º) Vocês saberiam identificar as pessoas da foto?
3º) O que o homem de camisa amarela está fazendo? Qual é o significado do cartão vermelho no futebol? O que mais ele usa? Que outros cartões ou instrumentos os juízes e bandeirinhas usam em uma partida de futebol?
4º) Quem seria o homem de camisa azul? O que ele estaria falando para o homem de camisa amarela?
5º) E quem seria o jogador de camisa branca?
6º) Qual poderia ser o título da notícia desta foto?
Professor, como se trata do jogo da Copa do Mundo (2010) entre Austrália e Alemanha, os alunos devem saber o que aconteceu. Por este motivo, as perguntas não precisam acontecer nesta ordem. Este tipo de atividade poderá ser desenvolvida com outros jogos ou eventos.
Essa atividade foi extraída da aula O gênero notícia: leitura e produção, da professora Vilma Aparecida Gomes - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.