2. Imagens do nosso cotidiano
Para despertar o interesse de seus alunos, discuta com eles sobre a importância das imagens no mundo atual.Questione-os sobre onde encontramos imagens (elas estão em todos os lugares: nas propagandas, painéis, fachadas, livros, jornais, internet, televisão e outros).
Faça um exercício.
Questione se eles se lembram de alguma imagem marcante.
Por que ela lhe chamou a atenção.
Deixe que todos falem.
Fonte da imagem: CD Clipart-vol 5
Memorizando Imagem
Procure nos suplementos infantis uma imagem que você considera ser interessante para os alunos do Ensino Fundamental Inicial; para as turmas da EJA, pesquise nos suplementos que trazem notícias diversas com conteúdo para jovens e adultos.
Solicite que todos fiquem atentos e mostre rapidamente a imagem.
- Pergunte-lhes sobre os elementos que visualizaram na imagem. Exemplo: Que lugar é mostrado? A imagem mostra uma paisagem ou um ambiente fechado? Tem algum personagem, pessoas ou animais? Quais são? É dia ou noite?
- Procure registrar na lousa as respostas.
- Organize-os em grupos e solicite que reconstruam a imagem que viram. Não mostre novamente a imagem, pois eles tem que resgatar a imagem que visualizaram e buscar representá-la.
- Depois que terminarem, fixar os desenhos na lousa para que todos possam observar.
- Mostre a imagem novamente para que eles comparem com os desenhos que fizeram.
- Liste os elementos comuns as duas ilustrações.
- Discuta sobre a importância da percepção visual.
Essa atividade foi extraída da aula Produzindo texto a partir de magens de jornal: Um pretexto para a Leitura e Escrita, da professora Denize Donizete campos Rizzoto - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.