HQs e Clássicos Literários
Essa HAI tem como objetivo discutir o trabalho com os quadrinhos adaptados de clássicos literários nas aulas de Literatura. Acredita-se que as HQs podem contribuir muito para o desenvolvimento da prática de leitura e para a formação de leitores competentes.Para esse momento de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema, disponibilizamos aqui uma série de materiais que podem contribuir para enriquecer nossas discussões.
Recursos didáticos e informações sobre o tema.
Artigos |
Noticias |
Sugestões de leitura |
Vídeos |
Artigos, teses e dissertações
DOURADO, Eliane
A Poética da Imagem como o Atrativo de HQs
GUOLLO, Fernanda Maccari
Adaptação: O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Rdedesenhando para as Histórias em Quadrinhos
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de
O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na linguagem quadrinística
LIMA, Marcelo Soares de
Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação
MENDES, Josimara Evangelista
Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje
PINA, Patrícia Kátia da Costa
Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje
SANTOS, Mariana Oliveira dos
Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de
A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a reprodução e inovação dos modelos clássicos da cultura
A Poética da Imagem como o Atrativo de HQs
GUOLLO, Fernanda Maccari
Adaptação: O Projeto de Leitura em Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato, Rdedesenhando para as Histórias em Quadrinhos
LIMA, Francisca das Chagas Nobre de
O Programa Nacional Biblioteca da Escola e o desenvolvimento da competência leitora do aluno na linguagem quadrinística
LIMA, Marcelo Soares de
Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação
MENDES, Josimara Evangelista
Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje
PINA, Patrícia Kátia da Costa
Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje
SANTOS, Mariana Oliveira dos
Formação de leitores: um estudo sobre as histórias em quadrinhos
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de
A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a reprodução e inovação dos modelos clássicos da cultura
Notícias
Obra reúne clássicos literários adaptados em HQs e ilustrações
O Ateneu, de Raul Pompeia, ganha versão em quadrinhos pela Editora Ática
Sugestões de leitura
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.
______. Vanguarda: um projeto semiológico. Petrópolis: Vozes, 1975.
______. Para ler os quadrinhos: da narrativa cinematográfica à narrativa quadrinizada. Petrópolis: Vozes, 1972.
LAGO, Ângela. O códice, o livro de imagem para criança e as novas mídias. Disponível em: <http://www.angela-lago.com.br/codice.html>. Acessado em: 15/04/2013.
LUYTEN, Sônia Bibe (Org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.
______. Mangá – O poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Liberdade, 1991.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2002.
MOYA, Álvaro et al. Literatura em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 2002.
______. História das histórias em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1970.
VERGUEIRO, Valdomiro. Histórias em quadrinhos: seu papel na indústria da comunicação de massa.1985. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1985.
______. et al. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Literatura brasileira em quadrinhos. Disponível em: <http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=980>. Acesso em: abr. 2013.
______. Vanguarda: um projeto semiológico. Petrópolis: Vozes, 1975.
______. Para ler os quadrinhos: da narrativa cinematográfica à narrativa quadrinizada. Petrópolis: Vozes, 1972.
LAGO, Ângela. O códice, o livro de imagem para criança e as novas mídias. Disponível em: <http://www.angela-lago.com.br/codice.html>. Acessado em: 15/04/2013.
LUYTEN, Sônia Bibe (Org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.
______. Mangá – O poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Liberdade, 1991.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2002.
MOYA, Álvaro et al. Literatura em quadrinhos no Brasil. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 2002.
______. História das histórias em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense, 1994.
______. Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1970.
VERGUEIRO, Valdomiro. Histórias em quadrinhos: seu papel na indústria da comunicação de massa.1985. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 1985.
______. et al. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Literatura brasileira em quadrinhos. Disponível em: <http://www.poppycorn.com.br/artigo.php?tid=980>. Acesso em: abr. 2013.