Disciplina - Lingua Portuguesa

Santos Dumont

Espaço da literatura :: Leitura on-line letra S :: Santos Dumont


Foto Santos DumontAlberto Santos Dumont

20/7/1873, Palmira, atual Santos Dumont (MG)
23/7/1932, Guarujá (SP)

Tendo dedicado sua vida à aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais-pesado-que-o-ar com propulsão própria. Também foi esportista e inventor brasileiro. Morou na França para estudar. Nove anos depois, transformou-se em modelo para os franceses, ganhou diversos prêmios, ultrapassou barreiras e limites impostos aos estrangeiros e construiu, na fantasia popular, a imagem de "Super-Homem". Não patenteou seus inventos, colocando-os à disposição de quem quisesse construí-los e utilizá-los.

Aeroplanos começaram a ser usados na guerra e Santos Dumont amargurou-se ao ver sua invenção ser usada com finalidades bélicas e decidiu retornar ao Brasil em 1915, onde passou os últimos anos de sua vida. Em 1932, explodiu a Revolução Constitucionalista que incomodava a Santos-Dumont, aviões atacaram o campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente esse fato pode ter piorado a angústia de Santos Dumont, que suicidou-se, aos 59 anos de idade, sem deixar descendentes.

Alberto Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação. A Lei 3636, de 22 de setembro de 1959, concedeu-lhe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. (DOU de 23 de setembro de 1959 e Bol. MAer 09/59 - página 857)

Obra para download
O que eu vi, o que nós veremos
Recomendar esta página via e-mail: