O uso de adaptações cinematográficas de obras literárias como recursos didáticos nas aulas de Língua
E estas devem ter como referência as Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Educação Básica do Estado do Paraná, que sugere que o trabalho com a Literatura aconteça a partir dos pressupostos teóricos apresentados na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito.Partindo desses pressupostos teóricos, as autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993) elaboraram o Método Recepcional, propondo o rompimento com a prática pedagógica tradicional do estudo a partir da historiografia literária. Nessa concepção, o leitor ganha status de elemento-chave na tríade autor-obra-leitor, ou seja, o leitor deixa de ser um mero receptor e exerce sobre a leitura o papel fundamental na criação de sentidos que a obra possibilita. Assim, pautando-se nessa concepção, muitas podem ser as possibilidades de trabalho utilizadas com o intento de despertar no aluno o interesse pelos textos literários.
Compreendemos que o trabalho com a literatura deve ser reinventado e renovado, pois ela se encontra em constante movimento. E para acompanhar e compreender essas mudanças, os estudos literários podem, muitas vezes, ser voltados para a relação que estabelecem com outras artes, como, por exemplo, o cinema. Nesse sentido, o uso de adaptações literárias nas aulas de Literatura pode ser uma das possibilidades de trabalho com vistas à formação desse leitor em potencial.