ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS DE OBRAS LITERÁRIAS
Um dos grandes desafios da escola e, especificamente, do professor de Língua Portuguesa, é formar leitores de textos literários. Para que o trabalho com a Literatura torne-se significativo para o aluno, o professor deve lançar mão de várias estratégias. Continue lendo... Recursos didáticos e informações sobre o tema.
Artigos |
Noticias |
Sugestões de leitura |
Trechos de Filmes |
Vídeos |
Artigos, teses e dissertações
COUTINHO, Angélica
A imagem e o verbo A adaptação cinematográfica dos livros de Raduan Nassar
CURADO, Maria Eugênia
Literatura e Cinema: adaptação, tradução, diálogo, correspondência ou transformação?
FILETTI, Elisandra
Um olhar interminável sobre a Literatura e o Cinema -
NAGAMINI, Eliana
Literatura e Cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto “Pai Novos da semana
RODRIGUES, Flavio Luis Freire ; ZANENELLI, Renata
Literatura e Adaptação Cinematográfica:diferentes linguagens, diferentes leituras
SCHLÖGL, Larissa
O diálogo entre o cinema e a literatura: reflexões sobre as adaptações na história do cinema.
SILVA, Marcel Vieira Barreto
Adaptação literária no cinema brasileiro contemporâneo: um painel analítico
SILVA,Marciano Lopes e Silva
Literatura e Cinema na sala de aula: uma análise da tradução cinematográfica de “O Cortiço”
SOUTO, Andrea do Roccio
Poética do Fragmentário: a Escritura-Processo em Fernando Pessoa/Bernardo Soares e em Woody Allen
STAM, Robert
Teoria e Prática da Adaptação: da fidelidade à intertextualidade
TIMBÓ, Margarida Pontes
O Quinze: da palavra à imagem
Notícias
Filmes e minisséries podem ensinar sobre literatura brasileira
Nova edição do Cândido discute a relação entre cinema e literatura
Quando o filme é melhor que o livro
Professor tem dificuldade no trabalho com diferentes mídias
Sugestões de leitura
- ARAÚJO, C. D.; ANGREWSKI, E.; GALVAN, M. Cinema e Filosofia: a utilização de obras cinematográficas nas aulas de Filosofia. In: GABRIEL, F. A.; GAVA, L. (Org.). Ensaios filosóficos: antropologia, neurociência, linguagem e educação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2012.
- BAZIN, Andre.(1991) O cinema. São Paulo: Brasiliense.
- DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e cinema: da semiótica à tradução cultural. 2. ed. Belo Horizonte: O Lutador, 2003.
- DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- GUIMARÃES, César. Imagens da Memória: entre o legível e o visível. BH: PosLit-Fale/MG, Ed. UFMG, 1997.
- NAGAMINI, Eliana. Literatura, televisão, escola: estratégias para leitura de adaptações. São Paulo: Cortez, 2004.
- NAPOLITANO, M. Como usar o Cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
- TEIXEIRA, I. A. de C.; LOPES, J. de S. (Org.) A Escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
- XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: Literatura, Cinema e Televisão. São Paulo: Senac, 2003.