O Internetês
Hora Atividade Interativa "O Internetês - A escrita utilizada pelos internautas está prejudicando a aprendizagem da escrita na escola?"A HAI de Língua Portuguesa tem como objetivos: fomentar o debate sobre as possíveis razões para este comportamento no uso da escrita e as implicações desse comportamento na escrita de textos no âmbito escolar; e investigar o posicionamento dos professores da disciplina a respeito da maneira diferenciada de grafar a língua na internet.
Para esse momento de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema, disponibilizamos aqui uma série de materiais que podem contribuir para enriquecer nossas discussões.
Recursos didáticos e informações sobre o tema.
Artigos |
Imagens |
Noticias |
Sugestões de leitura |
Vídeos |
Veja como foi o debate da Hora Atividade Interativa realizada no dia 15/05/2012:
Manhã |
Tarde |
Artigos, teses e dissertações
ARAÚJO, Júlio César; RODRIGUES, Bernadete Biasi. Questões de estilo no gênero Chat aberto e implicações para o ensino de Língua Materna.
BEZERRA, Benedito Gomes. Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem.
RIBEIRO, Márcia Maria; ARAÚJO Júlio Cesar. “Tia, eu já escrevi o site do 'rotimeio'. Agora é apertar o Enter?” O endereço eletrônico na sala de aula..
SILVA, Suelen Érica Costa da. A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” .
XAVIER, Antonio Carlos. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da Internet.
Imagens - Internetês
Baixar imagem
Notícias
Internetês pode estimular e não atrapalhar escrita, diz pesquisa
O ki vc acha do internetês?
Pais e professores discutem linguagem utilizada na internet
Sugestões de leitura
Luiz A. Marcuschi
Antônio C. Xavier
Os diversos artigos que se encontram nesta obra discutem, com diferentes perspectivas teóricas, as principais modificações promovidas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários, a partir das inovações tecnológicas, e como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela. Além disso, apresentam conceitos fundamentais de hipertexto, gêneros eletrônicos, discurso, leitura e ensino à distância mediados pelo computador.
Referência:
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.
Novas tecnologias e mediação pedagógica
José Manuel Moran
Marcos T. Masetto
Marli Aparecida Behrens
A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da Internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje. Leitura essencial a professores de quaisquer níveis de ensino, este livro procura expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas.
Referência:
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2002.
O computador na sociedade do conhecimento
José Armando Valente
A mudança é a tônica de todos os capítulos deste livro. A proposta de utilização da informática para o processamento da informação e a construção de conhecimento dá origem a novas propostas pedagógicas, nas quais a compreensão da indissociabilidade entre ensino e contexto cultural promove a interação da escola com as demais instituições sociais, produzindo transformações em todos os segmentos.
Referência:
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40246>. Acesso em: mai. 2010.
A Internet e o texto escrito: solução ou simplificação?
Carlos Theobaldo
Ercília Bittencourt Theobaldo
O texto faz uma reflexão muito boa sobre a nova linguagem da Internet, usada pelos jovens. "A Internet, a maior rede de comunicação e informação criada pelo homem, também criou sua variante da língua. Hoje, mais de um milhão de pessoas no Brasil utilizam este meio de comunicação".
O texto fala de como a linguagem é resumida, inclusive dá alguns exemplos de palavras, mas chama a atenção para o cuidado que se deve ter ao usar essa linguagem que é coloquial, informal. A linguagem culta não deve ser esquecida e tem suas peculiaridades, deve ser usada em redações, monografia, carta comercial, requerimento, etc.
Referência:
THEOBALDO, C.; THEOBALDO, E. B. A Internet e o texto escrito: solução ou simplificação? Mundo Jovem, p. 11, out. 2004.
Glaucio José Couri Machado (Organizador)
O livro “Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios” é uma coletânea de artigos com trabalhos realizados por pesquisadores brasileiros de vários estados e instituições, bem como, de Portugal. O intuito desta obra é poder proporcionar aos leitores um panorama de alguns aspectos da educação no ciberespaço, em particular, da educação online ou virtual. E, a partir desta visualização, os leitores poderão ter uma noção mais esclarecedora sobre as possibilidades no interior da “Grande Rede”.
Desta forma, textos sobre docência virtual, a didática online, autorias na web, ensino de línguas utilizando a Internet, avaliação de curso em Educação a Distância online, estudos sobre ambientes virtuais de aprendizagem e possíveis ferramentas, estarão presentes no corpo da publicação, assim como outros aspectos relevantes.
A Internet, hoje, é profundamente difundida no Brasil e no mundo e a educação vem, cada dia mais, utilizando dos artifícios tecnológicos dos computadores em rede para criar situações de aprendizagem condizentes com o mundo atual e, de acordo, com as demandas da sociedade do conhecimento.
Desta forma, a Virtus Editora ao oferecer ao público esta obra vem tentar acrescentar valor aos estudos realizados na área e contribuir com o crescimento e desenvolvimento da educação que utiliza ou se efetua na Internet, bem como oportunizar condições para que pesquisadores de língua portuguesa possam divulgar suas investigações e, assim, criarem condições para o debate do processo ensino-aprendizagem que circunda a educação no ciberespaço.
MACHADO, G. J. C. (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010.