Disciplina - Lingua Portuguesa

Português com carinho

Nome da autora: Lucia de Fátima Araujo Vaz
Instituição: Colégio Estadual Professor Vicente de Carli
Município / Estado: Francisco Beltrão-PR
Conteúdo: Português com carinho
Série: Sala Apoio - 5ª série
Foi utilizado algum recurso do Portal? Não

Objetivo

Auxiliar os alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, atendidos individualmente, em atividades diversas, com o intuito de aumentar o interesse destes pela leitura e escrita.

Justificativa

Em avaliações e reuniões pedagógicas, percebeu-se que muitos alunos de 5º série ainda não assimilaram os conteúdos básicos. Em nossa escola existem sete turmas de 5ª séries e, com base em pesquisas feitas em 2010, teremos uma grande demanda de alunos com dificuldades, crianças com problemas não só na aprendizagem, mas familiares e sociais.

Metodologia

A Língua Portuguesa trabalha textos que envolvem todas as outras disciplinas. Então, é necessário que o professor de português crie formas de despertar o interesse dos alunos, fazendo uso de livros didáticos, revistas, jornais informativos, histórias em quadrinhos, tiras de jornais, revistas infantis, como Nosso Amiguinho, desenhos, internet, fábulas, poesias, histórias infantis, etc. Assim, sugere-se:

- Confeccionar, junto com os alunos, textos, murais, panfletos, pequenos jornais informativos, histórias em quadrinhos, produção de textos, poesias e pequenas fábulas.

- Apresentar, oralmente e por escrito, suas produções, para colegas, professores, pais e comunidade.

Trabalhar com carinho implica não somente desenvolver o conteúdo, mas conhecer o aluno, sua história, família, conflitos e expectativas, pois o professor não pode ficar alheio às mudanças que ocorrem na vida do aluno, é preciso fazer parte desse contexto. É necessário que o professor se inteire da realidade deste aluno, aperfeiçoando o método de ensinar. Dessa maneira, poderá alcançar os objetivos, pois é procurando soluções, pesquisando e se envolvendo com a educação que é possível transformar a aprendizagem.

Avaliação

- Transformar a capacidade de ouvir e entender por meio de símbolos, sinais, manifestações, informações, mensagens, comunicação, explicações, posicionamentos pessoais, buscas de respostas e soluções.

- Trabalhar com todo o conhecimento cultural próprio do aluno, tratando-o com a devida diferença, iniciando pela valorização de seu próprio conhecimento.

- Cabe ao professor despertar no aluno o gosto pela leitura e escrita, respeitando suas especificidades e dificuldades, respeitando-o em suas diferenças.

- Na observação diária de tarefas, cadernos, trabalhos, avaliações e produções, pode-se perceber o crescimento na leitura, escrita, análise linguística e autoestima do aluno.

Dessa maneira, acredito que ensinar por ensinar não transforma o nosso aluno, mas ensinar com carinho e dedicação transforma a aprendizagem.
Recomendar esta página via e-mail: